Ameijoas gratinadas soa-vos bem?
Ficaram deliciosas!
Confecionei esta receita no Showcooking “Experimenta, é bio!”, realizado na ilha de São Jorge, no dia 6 de novembro. Um hino às ameijoas autóctones da Fajã do Senhor Santo Cristo e ao queijo São Jorge DOP, produto regional que dispensa apresentações.

Amêijoas Gratinadas com Citrinos, Ervas Aromáticas e Queijo São Jorge 12 meses
– 20 amêijoas da caldeira de Santo Cristo
– 3 chalotas pequenas (ou cebolinhas roxas)
– 150 g de manteiga sem sal
– queijo São Jorge ralado em cada amêijoa
– 1 raminho de salsa
– 1 raminho de estragão
– 1 raminho de cebolinho
– 1 copo de vinho branco
– 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 2 limões
– 4 mandarinas
– 1 pão de casa/rústico fatiado
– pimenta
– 1 pacote de sal grosso
– micro greens para guarnecer
Instruções de Preparação
Demolhar as amêijoas em bastante água fria. Lavar muito bem em água corrente e escorrer.
Pré-aquecer o forno a 230ºC.
Colocar as amêijoas num tacho, com o vinho branco. Cobrir com uma tampa e cozinhar por 2-3 minutos, sacudindo o tacho para difundir o calor. Retirar o tacho do lume logo que as conchas começarem a abrir.
Retirar as amêijoas do tacho com o auxílio de uma escumadeira. Remover a concha superior de cada amêijoa. Filtrar o caldo e reservar.
Picar finamente as ervas com as chalotas. Transferir para uma tigela e juntar a farinha, a manteiga amolecida, assim como 2 colheradas (sopa) do caldo reservado. Temperar com sal e pimenta. Envolver muito bem até a mistura ficar homogénea e cremosa.
Rechear as amêijoas com o molho e ralar queijo São Jorge em cada ameijoa. Dispor as ameijoas numa assadeira grande, colocando-a na parte mais alta do forno.
Gratinar até o queijo derreter e dourar levemente.
Servir de seguida cada amêijoa, disposta em cima de montinhos de sal grosso em loiça de finger food preta, com rodelas de limão e mandarina e fatias de pão torrado.
