Massa Fresca…la vera pasta

Scroll down to content
Preparar a nossa massa fresca em casa não tem mesmo comparação com a de compra. Ao início pode sentir alguma dificuldade, mas, com a prática, vai ver que é muito fácil e gratificante, pois controlamos quantidades, a qualidade dos ingredientes e podemos ser muito criativos, já que os tipos de massa são mesmo um universo infinito. Algumas dicas fantásticas encontrei nos blogues do Rui Ribeiro e da Sara Loureiro, as quais partilho abaixo convosco.

Massa Fresca

Ingredientes e Preparação em robô de cozinha Bimby (6 a 8 pessoas)

  • 600g farinha T65 s/fermento (da Moagem Terceirense) – por vezes também uso farinha de grão-de-bico
  • 6 ovos M
  • 2 c. sopa azeite
  1. Coloque no copo a farinha, o azeite e os ovos e amasse 2 min/Vel Espiga.
  2. Com a ajuda de uma máquina própria para estender massa fresca, passe a massa por entre os rolos partindo da espessura mais grossa até atingir a desejada. Pode também optar por estender a massa com a ajuda de um rolo, sobre uma superfície bem polvilhada com farinha e depois de estendida cortar em placas para lasanha. Reserve num suporte próprio para massa fresca. Se preferir cortar em esparguete, polvilhe com farinha a massa estendida e passe pelo cortador mais fino ou pelo cortador mais grosso próprio para tagliatelle.
  3. Coloque no copo a água e o sal e aqueça 10 min/100°C/vel 1.
  4. Adicione 300-350 g da massa preparada e coza 4-6 min/100°C/Vel. Inversa/vel colher. Escorra com a ajuda da Varoma e regue com um fio de azeite. Sirva com um molho a gosto.

Preparação Tradicional

Enfarinhe a bancada e coloque a farinha num montinho. Faça um buraco no centro e adicione o azeite e os ovos, ligeiramente batidos com um garfo. Vá arrastando a farinha do bordo para o centro, amassando até conseguir formar uma massa homogénea. .Forme uma bola com a massa, embrulhe em papel aderente ou tape com um recipiente e deixe repousar à temperatura ambiente durante 15 a 30 minutos.

Após o período de repouso, divida a massa em 8 porções. Espalme cada porção com a mão antes de a passar na máquina, começando pelo nível 0, espessura mais grossa. Dobre a massa que obtiver em três e repita o processo no nível 0. Passe a massa, gradualmente, até obter a espessura desejada. Polvilhe a massa com um pouco de farinha sempre que necessário para evitar que esta se agarre e seja mais fácil de trabalhar. Assim que tiver as lâminas de massa estendidas (é importante recolher a massa à medida que sai cortada, e polvilhar com um pouco de farinha para evitar que se cole) coloque em tabuleiros ou na bancada enfarinhada. 

Pode também reservar num suporte próprio para massa fresca. Se preferir cortar em esparguete, polvilhe com farinha a massa estendida e passe pelo cortador mais fino ou pelo cortador mais grosso, próprio para tagliatelle.

Assim que tiver toda a massa formada e cortada, pode utilizá-la imediatamente, cozendo-a numa panela com água abundante e sal durante uns 3 minutos. Deverá colocar a massa apenas quando a água estiver a ferver com o sal (10g por 100g massa).

Poderá ainda deixar secar a massa, abundantemente polvilhada com farinha, durante uma hora e guardá-la num saco hermético ou recipiente tapado no frigorífico. Dura até 3 dias. Se quiser guardá-la mais tempo deverá deixá-la secar durante 24h.Pode também congelá-la, mantendo a sua hidratação, levando em sacos herméticos ao congelador. Transfira a massa para sacos de congelação quando congeladas. Só a massa dura até 3 meses, contudo tenha atenção que aqui utiliza recheio que não deve ser conservado para além do seu período de validade. Quando a confecionar, cozinhe diretamente do congelador.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: