Tártaro de atum com beterraba e abacate

Scroll down to content

No âmbito do 1°Fórum de Agricultura e Agropecuária Biológica, que tem como objetivo apresentar e divulgar os produtores e produtos biológicos dos Açores, através de ações de informação, seminários, workshops, visitas técnicas, bio roteiros e showcookings, desenvolvi, no passado sábado, vinte e quatro de julho, na ilha do Pico este tártaro de atum defumado, abacate e beterraba.

Ingredientes

• 230g de lombo de Atum defumado Casa do Portinho

• 2 beterrabas cruas, médias

• 1 1/2 colher de chá de cebolinho picado

• 1 cebola roxa picada

• 1 colher de chá de mostarda Dijon

• 1 colher de sopa de sumo de limão fresco (+ um pouco para o abacate)

• 2 1/2 colheres de sopa de azeite

• 2 colheres de chá de salsa (ou de coentros picados)

• micro greens e flores comestíveis para guarnecer

• 1 abacate, maduro, mas firme

• sal marinho finamente moído

• pimenta preta

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 200 ° C.
  2. Descasque as beterrabas, envolva-as em papel de alumínio e leve-as a assar durante 30 minutos. Retire-as do forno, deixe-as arrefecer e pique-as em cubinhos.
  3. Coloque os cubinhos numa tigela com a maior parte do cebolinho, metade da mostarda e metade da cebola roxa picada. Misture metade do sumo de limão e 1 1/2 colheres de sopa de azeite e mexa bem. Tempere a gosto e refrigere até que seja necessário.
  4. Para preparar o tártaro, misture o atum numa tigela com a salsa, o resto da cebola roxa, da mostarda e do sumo de limão e azeite. Tempere a gosto, misture bem e mantenha-o coberto no frigorífico até que seja necessário.
  5. Corte o abacate ao meio, remova cuidadosamente o caroço e use uma colher grande para remover a polpa. Corte em pedaços de 0,5 cm, coloque-os em uma tigela pequena e cubra com um pouco de sumo de limão extra e uma pitada de sal.
  6. Para servir, coloque um aro metálico de 10 cm de diâmetro e 8 cm de altura no meio de cada prato. Disponha em primeiro lugar a beterraba, formando uma camada uniforme. Em segundo lugar, coloque o abacate aos cubos e, por fim, o tártaro de atum defumado. Comprima tudo com uma colher e leve a refrigerar cerca de uma hora.
  7. Remova suavemente o anel metálico. Decore com sobras de cebola e cebolinho picados e com micro greens e flores comestíveis- Finalize com um fio de azeite e pimenta preta moída na hora.

Sugestões:

  1. Não necessita de fazer o empratamento em aro metálico. Pode perfeitamente servir os ingredientes em separado ou misturados como se tratasse de uma salada.
  2. Apesar de a beterraba ser uma excelente fonte de ferro e rica em antioxidantes, se não apreciar este tubérculo pode substituí-lo por tomate cortado aos cubos.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: