
Este bolo faz lembrar o Folar de Folhas de Olhão, pois também é feito com camadas de massa e com um recheio de canela com açúcar. Contudo, é muito mais rápido e prático de se fazer já que basta comprar a massa folhada, cortar em discos de 18 cm, preparar o recheio e montá-lo numa forma untada com caramelo líquido.
Ingredientes para a massa
- 4 rolos de massa folhada retangular de comprar (para uma forma de 18 cm) ou receita Bimby aqui
- caramelo líquido (caseiro- receita Bimby ou de compra)
- 1 forma alta de alumínio ou inox com 18 cm ou menos (um tacho serve perfeitamente)
Ingredientes para o recheio
- 200 g açúcar amarelo a gosto
- canela em pó a gosto
- 100 g de manteiga derretida
- 1 noz de manteiga para finalizar
- Pré-aqueça o forno a 180ºC .
- Corte os discos de massa usando a própria forma e uma faca ou cortador de piza. Cada rolo retangular vai dar para dois discos. Não descarte as sobras. Reserve-as.
- Forre a forma com o caramelo líquido.
- Acrescente o primeiro círculo de massa, unte-o com manteiga derretida, cubra com a mistura de açúcar e canela e assim sucessivamente até chegar ao último círculo de massa.
- Com as sobras da massa, pode compor um círculo extra. Amasse, faça uma bolinha e espalme-a. Pode até usá-la como a camada do fundo do bolo, ou seja, a primeira a ser colocada na forma.
- Termine polvilhando com açúcar, canela e mais uns pedacinhos de manteiga.
Vai a cozer entre 30-45 minutos. Assim que estiver cozido, desenforme-o, ainda quente, com a ajuda da ponta de uma faca (se o caramelo secar será muito difícil de desenformar).
DICA: Se desejar fazer uma versão mais pequena, pode usar uma caneca de alumínio ou de inox e cortar discos mais pequenos.