A Alcatra é o prato típico da ilha Terceira mais conhecido e teve a sua origem no próprio povoamento desta magnífica ilha, remontando assim aos séculos XVI e XVII, havendo, neste último, as primeiras referências de confeção desta iguaria.
Os primeiros povoadores eram oriundos de Trás-os-Montes, onde por lá existe um prato que possui semelhanças com a Alcatra, prato esse de nome Chanfana, também confecionado em alguidar de barro não vidrado, mas preparado com carne de cabra velha em vez de carne de vaca.
Atualmente, a Alcatra é uma peça fundamental na ementa das Funções do Espírito Santo na Terceira. Existem várias versões para esta receita, mas partilho convosco a receita mais genuína. A Alcatra já fazia parte das ementas das pessoas mais abastadas muito antes de existir vinho de cheiro, portanto, a receita original deste prato é confecionada com Vinho Verdelho dos Biscoitos. Da receita mais antiga não fazem parte a manteiga nem a massa malagueta. Apenas a banha, o toucinho de fumo e as especiarias. Algumas localidades da ilha Terceira adicionam um pau de canela à alcatra, não constando este ingrediente da receita primordial.
Hoje em dia, na ilha Terceira, já existem outras variantes da Alcatra: de peixe, marisco, feijão, cabrito, coelho, etc, algumas das quais poderão pesquisar aqui no site.
Servir Alcatra na ilha Terceira é sempre motivo de festa, daí ela ter sido o prato principal do almoço de domingo de Páscoa.
Texto adaptado daqui

Receita da Alcatra: aqui