Com esta coroa feita de esses dou as boas-vindas a dezembro.
Poucos são os caminhos construídos em linha reta. Temos de aprender com as curvas e contracurvas e com as pedras em que vamos tropeçando. Temos de nos levantar e olhar para a frente e para cima, sempre confiantes de que melhores dias virão.Dedico esta coroa a todas as pessoas que se debatem neste momento com lutas, quer estas sejam pessoais, profissionais, físicas ou mentais.
O Natal é sempre tempo de esperança!

Coroa de nozes e cereja
Ingredientes
- 125 ml leite
- 50 g de manteiga com ou sem sal
- 80 g de açúcar
- 200 g de fermento natural
- 1 ovo L
- 130 g de farinha de batata-doce
- 300 g de farinha de trigo
- 1 colher de café de sal fino
- 80 g de nozes
- 50 g de cereja cristalizada (ou passas)
- 1 gema de ovo+ 1 colher de sopa de leite (para pincelar)
- cereja cristalizada aos pedacinhos para os esses (2 por esse)
Preparação tradicional
Num tacho, aqueça o leite até atingir 35-37 ºC. Dissolva nele a manteiga, o açúcar e o fermento natural. Tape e deixe descansar 30 minutos.
Vá adicionando as farinhas e o sal, misturando bem com as mãos ou com uma colher de pau. Numa superfície limpa, e polvilhada com farinha, sove a massa durante 10 minutos. Depois, junte as nozes picadas grosseiramente e pedacinhos de cereja cristalizada. Faça uma bola com a mesma e deixe-a levedar cerca de uma hora, num alguidar, untado com um pouco de óleo e coberto com uma toalha. Costumo acender o forno a 50ºC cerca de 10 minutos, depois apago-o e coloco o alguidar lá dentro envolto na toalha.
Polvilhe a bancada com farinha e faça um rolo com a massa. Divida esse rolo em 16 partes iguais. Corte-o ao meio e continue sempre a cortar cada rolo mais pequeno ao meio até obter 16 mais ou menos iguais.
Depois, faça tiras com cerca de 20 cm cada e enrole-as começando das pontas para o centro, com o objetivo de formar esses.
Coloque um pedacinho de cereja no centro de cada caracol.
Disponha os esses num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve-os a voltar a levedar cerca de 30 minutos a 50ºC.
Passado esse tempo, suba a temperatura para 200 ºC, com ventilação e ambas as resistências do forno ligadas ( superior e inferior) e marque 14 minutos.

Ficou tão bonito.
Beijinhos
GostarGostar
Olá Conceição.
Muito obrigada pela sua visita e amizade.
Um grande beijinho.
Patrícia
GostarGostar