Trança de brioche…já a pensar no Pão-por-Deus

Scroll down to content
Já em modo outono, soube tão bem ligar o forno e preparar este pão de brioche em forma de trança.
A diferença entre esta receita e o pão Challah, também um pão trançado,  que é consumido no Shabat e nas festas judaicas, é que a receita de hoje contém leite em vez de água, enquadrando-se na tipologia de brioche.
Para os que pensam ser difícil executar a técnica das oito tiras, explico tudo abaixo passo a passo e incluo um vídeo muito esclarecedor.
Vão ver que conseguem!
Esta é uma sugestão já a pensar na comemoração do Pão-por-Deus que se avizinha.
Ingredientes
  • 250 g de leite
  • 100 g de manteiga com sal
  • 100 g de açúcar
  • 1 saqueta de fermento seco (11g)
  • 2 ovos Large
  • 500 g de farinha T 65
  • 200 g farinha de aveia integral
  • 1/2 colher (de chá) de sal de mesa
  • 1 gema de ovo + um pouco da clara para pincelar
  • sementes de sésamo
  • sementes de papoila
Preparação tradicional Num tacho, aqueça o leite até atingir 37 ºC. Dissolva nele a manteiga e o açúcar. Numa tigela, coloque os ovos e o fermento e bata-os muito bem com as mãos, em movimento de pá ou usando uma vara de arames. Vá adicionando as farinhas e o sal, misturando bem com as mãos ou com uma colher de pão, à medida que vai adicionando a mistura de leite, manteiga e açúcar. Numa superfície limpa, sove a massa durante 10 minutos. Faça uma bola com a mesma e deixe-a levedar cerca de 20 minutos, em lugar sem correntes de ar, num alguidar coberto com uma toalha. Preparação em robô de cozinha Colocar no copo o leite, a manteiga, o açúcar e programar 2 minutos/ 37 graus / velocidade 2. Juntar o fermento, os ovos e programar 10 segundos/ velocidade 6. De seguida, adicionar a farinha, o sal e programar 3 minutos/ velocidade espiga. Deixar levedar durante 20 minutos, num local morno.
Vamos agora pesar a massa e dividi-la em oito pedaços iguais. Rende cerca de 1300 g, ou seja 162 g por pedaço. Faça 8 tiras com igual espessura e comprimento. Vamos agora aprender a fazer a traça das 8 tiras. Inspirei-me neste vídeo do Jake Cohen. Convém que o vejam! Una as oito pontas de massa no cimo e siga esta sequência, lembrando-se que tem de pensar que cada lado tem 4 tiras. O meio é o espaço vazio entre a 4ª e a 5ª tira. 1. A mais longa da direita vem para o meio 2. A segunda da esquerda passa por cima de todas e posiciona-se à direita 3. A mais longínqua da esquerda vem para o meio 4. A segunda da direita passa por cima de todas e posiciona-se à esquerda. 5. Repete-se a sequência até esgotar a massa. Ao terminar, aperte bem as pontinhas, unindo-as por debaixo da massa. Pincel com gema de ovo e polvilhe com sementes de sésamo e de papoila a gosto. Leve ao forno pré-aquecido a 50ºC até que dobre de volume. Uso as duas resistências (inferior e superior) De seguida, aumente a temperatura para 180ºC cerca de 25 minutos (metade do tempo com ambas as resistências; a outra metade só com a resistência inferior). Retire do forno. Deixe arrefecer totalmente antes de fatiar.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: