Risotto de Atum e Queijo São Jorge DOP

Scroll down to content

O risotto é um prato de arroz cozinhado em caldo e com uma consistência cremosa. Teve origem no norte de Itália e a primeira receita com o nome de “risotto” fazia parte do Trattato di cucina (Tratado de cozinha) do Chef dos Reis em 1854.

Tem vindo a tornar-se muito apreciado em Portugal nos últimos anos, quer como acompanhamento quer como prato principal, nas ementas dos restaurantes mais conceituados.

Nos risottos é fundamental usar-se um arroz de bago curto e largo (gordo) e com muito amido. Os tipos de arroz italiano mais comuns em Portugal são arbório, carnaroli, e vialone nano. Para manter o sabor e textura, não o lave. Deve ser sempre bem aquecido antes de receber o caldo, que, por sua vez, deve também estar quente quando adicionado ao arroz.

A finalização deste prato, ou o processo de mantecatura, onde se introduz o queijo ralado, ou aos cubos, e a manteiga, deve ser feita já com o lume apagado. Se nesta fase o arroz já se apresentar menos caudaloso, acrescente mais caldo de legumes. Por este motivo, quando preparar o caldo caseiro, faça sempre mais um pouco do que o exigido pela receita. Já sabe que se sobrar caldo, pode sempre congelá-lo em cuvetes e usá-lo noutras receitas.

Os pratos de risotto caracterizam-se por ser uma alternativa aos tradicionais pratos de arroz. Recorrendo-se a ingredientes regionais e sasonais, os risottos permitem uma
multiplicidade de combinações e de sabores.

Nesta receita foi utilizado o Queijo São Jorge DOP 24 meses, queijo curado distinto e mais seco, de pasta dura.  É um produto com aroma forte, limpo e ligeiramente picante, obtido a partir de leite de vaca cru, sal e coalho. Por ter estas características, é perfeito também para compor uma tábua de queijos e acompanhar com um vinho licoroso ou com um vinho do Porto mais jovem.

Risotto de Atum e Queijo São Jorge DOP 24 meses 

Risotto de Atum e Queijo São Jorge Dop 24 meses

Ingredientes

  • 2 ou 3 latas de atum em azeite
  • azeite da lata do atum
  • 1/2 cebola média
  • 3 dentes de alho
  • 1/3 de pimento vermelho
  • 100 ml de tomate triturado
  • 1 colher de café de paprika defumada
  • 1/2 colher de café de pimenta preta
  • 1/3 de colher de café de cominhos em pó
  • 200 g arroz para risotto
  • 1,5 dl vinho branco
  • 5 dl  caldo de legumes
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 60 g queijo de São Jorge dop 24 meses (para ralar)+ cubinhos para finalizar
  • 1 folha de louro
  • sal q.b.

Preparação

  1. Num tacho, coloque a folha de louro e um pouco de azeite da lata do atum e deixe que aqueça.
  2. Junte a cebola picada miudinha e deixe alourar. Depois, adicione o pimento picado miudinho e, depois deste ter amolecido, o alho picadinho. Junte mais azeite, se necessitar, e o arroz.
  3. Deixe fritar, mexendo de vez em quando, até ficar translúcido. Regue com o vinho branco, e deixe que o álcool evapore.
  4. Acrescente o atum, o tomate triturado, as especiarias e uma leve pitada de sal. Deixe levantar fervura. Não se esqueça que o queijo, que será introduzido mais tarde, já comporta sal.
  5. Vá acrescentando caldo de legumes caseiro quente, à medida que o arroz for absorvendo o líquido.
  6. O arroz deve ficar “caudaloso”. Assim que o arroz estiver cozido, o que deve demorar cerca de 20 minutos, retire-o do lume, adicione a manteiga e  o queijo ralado e envolva bem.
  7. Termine com salsa picada e pedacinhos de queijo.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: