De algumas semanas para cá, as sextas-feiras têm sido dias de direto. São momentos de verdadeiro contacto com todos os meus seguidores, especialmente com os que gostam de assistir à confeção das receitas e aprender algumas dicas no que diz respeito à combinação de ingredientes e a tipologias de empratamento.
No direto de ontem, no Facebook, cujo registo poderão ver nos vídeos abaixo, confecionei seis entradas criativas, saudáveis e apetitosas com queijo fresco Quinta dos Açores.
Agora fico à espera das vossas fotos com as vossas reproduções!
Bom fim de semana!
As receitas suceder-se-ão segundo as fotos acima, sendo descritas da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Mil Folhas de Marmelada com Queijo Fresco
- 1 queijo fresco 70 g Quinta dos Açores ( a embalagem traz 2)
- marmelada (caseira ou de compra)
Inspirei-me no doce Mil Folhas, com camadas de creme e de massa folhada, para criar este empratamento tão simples mas tão bonito.
Use a forma que acompanha o queijinho na embalagem para, obter exatamente o mesmo diâmetro de marmelada e de queijo, como se de um cortador de bolachas se tratasse.
Corte o rolinho de marmelada com o mesmo diâmetro das fatias de queijo, para ficar mais bonito. Comece sempre por montar o mil folhas pela camada de marmelada, pois a mesma é mais consistente e observa maior aderência ao prato, devido ao açúcar que contém.
Depois das camadas feitas, use um palito para imprimir mais estabilidade e segurança.
Sirva de imediato.
Entrada de Queijo Fresco com Romã, mel, ervas e creme de vinagre balsâmico
Ingredientes
- queijo fresco
- amêndoa granulada torrada
- mel
- creme de vinagre balsâmico de manjericão (Paladin)
- orégãos secos
- bagos de romã
Comece por dispor o queijosfresco num prato, polvilhe-o com orégãos, regue com fios de mel, salpique com amêndoa torrada e com bagos de romã e desenhe com creme de vinagre balsâmico de manjericão. Sirva de imediato.
Nota. Substitua o creme de vinagre balsâmico por creme de chocolate utilizado como topping em gelados e transforme esta entrada numa sobremesa deliciosa e light.
Bruschetta de Presunto, Tomate cereja e Queijo fresco
Ingredientes
- Tostas (usei da Dan Cake, mas a DulceSol tem umas de tomate e óregãos deliciosas)
- 1/2 a 1 fatia de presunto por bruschetta
- queijo fresco
- tomate cereja
- 1 dente de alho
- azeite
- vinagre balsâmico
- ervas aromáticas a gosto (usei folhas de menta)
1. Lava-se o tomate e pica-se aos pedacinhos. Tempera-se com azeite, vinagre balsâmico e sal. Aromatiza-se com pedaços de folhas de menta ou tomilho-limão ou orégãos ou manjericão. Reserva-se.
2. Corta-se a baguete em fatias com a grossura de um dedo. Levam-se a tostar ligeiramente de ambos os lados numa tostadeira-grill ou na torradeira.
3. Descasca-se o alho, corta-se a ponta e esfrega-se o pão.
4. Pincela-se o pão com azeite.
5. Dispõem-se as fatias de queijo , cortadas às rodelas ou em pedaços mais pequenos, em cima das fatias de pão, o tomaste picado e temperado aparte com azeite e vinagre balsâmico, e, por fim, o presunto Finaliza-se com um apontamento de manjericão ou menta.
Bruschettas de Pasta de Tomate seco, Queijo fresco e Morangos
Ingredientes:
- Queijo fresco
- Pão de baguete ou torradas feitas com sobras de pão
- Pasta de tomate seco
- Morangos laminados
- creme de vinagre balsâmico
Fatie pão de baguete e leve a torrar no forno ou na torradeira. Deixe arrefecer um pouco.
Barre o centro de cada torrada com pasta de tomate seco (para obter esta pasta, compre um frasco de tomate seco em azeite e ervas e leve a triturar todo o seu conteúdo até formar uma pasta)
Disponha uma fatia de queijo fresco em cima da pasta de tomate seco.
Termine com morangos laminados cortados aos pedacinhos ou às rodelas e com um fio de creme de vinagre balsâmico
Salada de Pepino Espiralizado e Morangos com Queijo Fresco
Nesta, o pepino é espiralizado, com recurso a uma espiralizadora. Contudo, se não possuir esta máquina poderá perfeitamente confecionar a salada cortando o pepino com uma faca, como melhor gostar: às rodelas, aos pedacinhos, com ou sem as sementes (parte indigesta do legume).
- Pepino
- Morangos
- Queijo feta
- Iogurte skyr
- Mel
- azeite
- Sumo de laranja
- óregãos
- Espiralizadora
- sal
Lave os morangos, corte-os aos pedaços e reserve. Lave os pepinos e comece por espiralizá-los, mesmo com a casca, com recurso à lâmina lisa. Vai obter umas tiras finas e onduladas. Disponha numa saladeira. Se preferir, com a tesoura de cozinha, dê uns cortes cá e lá nas longas tiras de pepino. Tempere com sal e azeite. Junte os morangos, os cubos de queijo feta e polvilhe com orégãos. Misture no iogurte sumo de laranja e um pouco de mel e risque a salada com este molho ou acompanhe com o molho à parte.
Entrada Primavera
Ingredientes
- 1 queijo fresco (180g)
- 2 colheres de chá de mel
- Ervas aromáticas e especiarias para saladas (utilizei da Margão)- cebolinho; mostarda; salsa; alho; chalota; estragão; noz moscada e pimenta
- amêndoa laminada torrada ou nozes picadas
Retira-se o queijo da embalagem e escorre-se bem. Coloca-se num prato.
Polvilha-se com a mistura de ervas.
Verte-se por cima do queijo uma colher de chá de mel.
Finaliza-se com amêndoa laminada torrada previamente numa frigideira ou no forno.