Bolo de Agrião e Menta…7 anos de Food with A Meaning

Scroll down to content

Hoje o site está a celebrar o sétimo aniversário. É, sem dúvida, uma data que se reveste de cerimónia e que me faz refletir sobre esta caminhada de muita aprendizagem e partilhas. O Food with a Meaning começou por ser um blogue que pretendia relatar as experiências gastronómicas cá de casa, sempre em interação com a família e os amigos. Algo descontraído e descomprometido. Falava de passeios, de férias, de lanches, de piqueniques, de jantares em restaurantes que fizeram a diferença tanto devido a grandes como a pequenos pormenores. Relatava gestos, atitudes, descontentamentos, alegrias, sucessos e insucessos. E foi crescendo ao seu ritmo até ao seu terceiro ano de vida. As partilhas continuaram, mas ganharam outra dimensão. Chegaram os primeiros convites para dinamizar workshops. A estreia foi na Loja DeBORLA. Nunca se esquece a nossa primeira casa. Uma parceria que já conta com 4 anos.

Depois vieram as publicações de receitas em revistas e em livros; as participações em festivais de gastronomia, como júri, a presença no Festival Internacional do Chocolate, em Óbidos, e em eventos públicos e privados nos quais dinamizei workshops e showcookings; as colaborações com um canal francês de televisão dedicado ao turismo e à gastronomia; as entrevistas na rádio e a uma rúbrica mensal no jornal Diário Insular (com a qual, confesso, gostaria de ser mais assídua).

Com o blogue foi-se desenvolvendo o gosto pela fotografia e pelo Food Styling, apesar de dedicar pouco tempo a este hobby já que tudo tem de ser coordenado com a minha atividade profissional (professora a tempo inteiro) e com os afazeres domésticos. Para além disto tudo (e de outras dinâmicas que tenho vindo a desenvolver e que não foram aqui mencionadas, mas que não se revestem de menos importância, o melhor destes sete anos foram as pessoas que conheci pertencentes a todos os sectores da sociedade e com experiências de vida muito diferentes da minha, dantes muito circunscrita apenas ao ensino.

Com o blogue partilhei muito e aprendi ainda mais. Hoje já é site, mas as partilhas continuam.  Não faz sentido que seja de outra forma.

Para celebrarmos estes 7 anos, e aproveitando a visita da minha cunhada à ilha, ambas metemos as mãos na massa e fizemos este bolo de agrião, que pretendia também estrear esta linda forma da Nordic Ware, a Crown.  Assim surgiu um bolo verde, que incorpora a esperança de  mais 7 e mais 7 e mais infinitos anos de comemoração.

O bolo é simples, mas muito fofo (e isso deve-se à farinha utilizada, D’ouro, extra-fina T55 s/fermento, das Moagens Cereais Setúbal, SA) da MCS.

Bolo de Agrião com Chocolate de Menta

Ingredientes

  • 5 ovos
  • 200 g de açúcar
  • 350 g de farinha extra-fina D’ouro T55 (sem fermento)
  • 1/2 chávena de óleo
  • 1 molho de agrião (100g depois de triturado)
  • 1 c. de sobremesa (cheia) de fermento

Preparação

1.Pré-aqueça o forno a 180 ºC.

2. Bata as gemas com o açúcar, apenas até misturar.

3. Adicione o óleo e bata cerca de um minuto.

4. Junte o agrião, com os talos, previamente triturado na varinha mágica, até formar um preparado líquido e homogéneo.

5. Peneire a farinha e o fermento e junte-os aos pouco ao bolo, misturando apenas com a batedeira.

6. Bata as claras em castelo e envolva-as na massa do bolo, sem mexer demasiado.

7. Pincele a forma Nordic Ware Crown com manteiga derretida e verta o preparado para a forma.

8. Leve ao forno durante 50 minutos, sem nunca abrir a porta do forno.

9. Deixe o bolo repousar na forma cerca de 15 minutos antes de desenformar para cima de uma rede. Cubra o bolo com um pano de cozinha para que não seque e perca a humidade.

10. Transfira-o para o cake stand.

Este bolo de agrião fica delicioso com uma cobertura de ganache de chocolate e menta.

Preparação Tradicional da Ganache

Prepare uma ganache com 100 g de chocolate negro, 4 chocolates After-Eight, 100 g de natas e 1 colher de sobremesa de margarina.Leve o chocolate a derreter em banho-maria. Quando derretido adicione os chocolates After-Eight e as natas à temperatura ambiente. Vá adicionando as natas aos poucos, mexendo sempre. Termine com a margarina e volte a misturar.

Preparação da Ganache em Robô de Cozinha

Coloque o pacote de natas (200 g ) no copo da bimby e programe 3 min, temp 70º, vel 3.
Parta o chocolate e coloque-o dentro da bimby. Aguarde um pouco para amolecer e depois programe 2 min, temp 37º, vel 4.
Coloque a margarina e programe uns segundos à mesma velocidade e temperatura.



A MCS – Moagens Cereais de Setúbal S.A. é uma empresa do setor alimentar que se dedica ao fabrico de farinhas de cereais. A empresa foi criada em Janeiro de 2014, localiza-se em Setúbal e tem vindo a ser construída até á presente data, utilizando as mais modernas tecnologias para o fabrico e controlo de farinhas.
Este projeto tem como objetivo fornecer produtos e serviços de excelência e com valor acrescentado aos seus clientes, apostando também na exportação dos mesmos. Como corolário desse compromisso, a MCS obteve, em Janeiro de 2017, a Certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade pela Norma NP EN ISO 9001:2015, no âmbito da Produção e Comercialização de Farinhas Alimentares e, em Maio de 2018, obteve a Certificação do seu Sistema de Gestão da Segurança Alimentar pela Norma NP EN ISO 22000:2005.
Esta empresa apresenta a marca MCS, que se destina ao uso industrial, comercializando sacas de 25 kg, 50 kg e Graneis de todas as farinhas de trigo e, como complemento, farinha de trigo e alfarroba, farinha de trigo e centeio, farinha de centeio, farinha de arroz e farinha de milho.
Apresenta também a marca D’ouro, para uso doméstico, comercializando embalagens de 1 kg e 5 kg de farinha de trigo extra-fina T55, farinha de trigo T65, farinha de trigo integral, farinha de trigo especial para bolos com fermento e farinha de trigo especial para pizzas.
Pode encontrar as farinhas D’ouro desde Setembro de 2018 em várias superfícies comerciais de referência, como Intermarché e E.Leclerc.


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: