As bolachinhas  temáticas são um enorme sucesso e uma forma original e muito pessoal de presentear quem estimamos. Fazê-las com os mais novos é sempre o mais indicado, porque desenvolvem-se muitas competências, para além das de pastelaria, claro. Na diversão entra a competência da compreensão escrita, com a leitura da receita, os conhecimentos matemáticos, com gramas e mililitros na pesagem de ingredientes, a expressão oral, porque há sempre verbalização, e as competências atitudinais: a organização, o método, o saber esperar, o saber reagir às sugestões/críticas que vão surgindo. Devem estar a pensar que não deve ser nada fácil ser filha desta professora. De facto, nós professores nunca nos conseguimos desligar da profissão, mesmo interagindo em casa, em ambiente mais descontraído, e em plena cozinha, na confeção de bolachinhas. É razão para se dizer que, muitas vezes, os filhos de professores, e cá em casa existem dois, sofrem um pouco mais sim.

Bem, voltando ao tema das bolachas, a Páscoa, resolvi adquirir estes carimbos temáticos e, assim, contribuir para a diversão e tempo de qualidade com a minha filha de nove anos, direcionando a sua atenção para algo mais telúrico e menos tecnológico. A verdade é que nem tudo decorreu como era esperado, pois houve mais farinha pelo ar e pelo chão do que o que estava previsto, e alguns desentendimentos, todos devido a ambas acharem que a forma mais correta de carimbar e soltar as bolachas era a sua. No fim, todas as bolachinhas foram para o forno e ficaram deliciosas. São com toda a certeza uma excelente ideia para surpreender amigos e familiares nesta quadra.

Votos de uma Doce Páscoa!

Diapositivo1

Ingredientes para 40 bolachas de manteiga

  • 350 g de farinha de moagem média (usei tipo 65- Moagem Terceirense)
  • 150 g de açúcar em pó
  • 130 g de manteiga
  • 2 ovos
  • 1 pacote de açúcar baunilhado
  • raspa de limão

Misturar todos os ingredientes até formar uma massa lisa, envolver em película aderente e levar ao frigorífico cerca de duas horas.

Retirar pedacinhos de massa, esticar com recurso ao rolo de cozinha numa superfície enfarinhada e fazer as bolachas com recurso ao carimbo da Tescoma com temática da Páscoa.

Levar ao forno pré-aquecido a cozer durante 10 a 12 minutos, a 160ºC.

Diapositivo1

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: