O outono está prestes a chegar e, com ele, vem a vontade de comidas mais reconfortantes. As sopas, os cremes e os caldos fazem, sem dúvida, parte desta categoria.
Esta sopa de alho-francês, como a maioria das sopas que faço, tem na sua base um leve refogado em azeite. Acreditem que ficam mais saborosas assim. Para além disso, não leva batata. Substitui-a por chuchu, rico em fibra, alimento fundamental no controle do peso, dos níveis de açúcar no sangue e dos níveis de colesterol. É também uma boa fonte de vitamina C, folato, tiamina e riboflavina. O chuchu é pobre em sódio e rico em potássio, essencial para manter os níveis normais da pressão arterial. Na sua composição tem ainda outros minerais, como o cálcio, magnésio, fósforo e zinco.
Com o intuito de ainda acrescentar mais saúde a esta sugestão, incluí nesta sopa sementes de quinoa vermelha, rica em proteínas de alto valor biológico, em fibra, em ácidos gordos essenciais (ómega 3 e 6) e em antioxidantes. Não contém glúten e é de preparação muito simples (uma medida de quinoa para duas de água).
A quinoa é uma semente muito versátil. Pode conjugar-se como acompanhamento ou em saladas, substituindo a massa, o arroz e a batata.
Ingredientes
- alho-francês (6 unidades pequenas)
- 3 cenouras médias
- 3 chuchus
- azeite
- quinoa vermelha 50 g
- azeite q.b.
- sal q.b.
Preparação
- Lavam-se os alhos e cortam-se às rodelas fininhas. Reservam-se.
- Com um descascador, retira-se a pele às cenouras e cortam-se aos pedacinhos pequenos. Reservam-se.
- Descascam-se os chuchus e cortam-se em pedaços. Reservam-se.
- Num tacho, coloca-se azeite e o equivalente a dois alhos franceses. Reservam-se os restantes. Deixa-se refogar ligeiramente.
- Junta-se 2/3 das cenouras. Deixa-se refogar mais um pouco.
- Adiciona-se água a ferver e o chuchu.
- Tempera-se com sal e deixa-se cozinhar.
- Quando os legumes estiverem cozidos, tritura-se a sopa, com a varinha-mágica. Acrescenta-se mais água, se necessário.
- Adiciona-se o restante alho-francês, a cenoura e a quinoa.(ver nota)
Nota. Cozi a quinoa à parte, recorrendo a duas medidas de água para uma de quinoa, com raminhos de hortelã e sal, e só depois juntei as sementes cozidas à sopa.
Segundo o site http://www.eucomosim.com para cozinhar uma quinoa perfeita:
– Lave-a bem ! Há um revestimento amargo na pequena semente que precisa ser lavado . Use um coador de malha fina, para escorrer a água e evitar que as sementes se escapem.
– Não cozinhe demais nem coloque muita água! Ninguém gosta de quinoa mole ! Coloque duas medidas de água num tacho, deixe ferver e junte uma medida de quinoa. Cubra a panela , reduza o lume e cozinhe durante de 15 minutos .
– Tire o excesso de água. A quinoa mesmo depois de cozida verte muito água. Use o mesmo coador de malha fina.
– Deixa-a descansar. Coloque de novo a quinoa na panela ainda quente, tape e deixe descansar mais 15 minutos. Ao deixar a quinoa na panela quente, esta seca, fica mais leve e macia!
Já anotei. Só falta comprar a quinoa. Foi muito útil a informação da quinoa.
Beijinhos
Ana
GostarGostar