Nunca tinha confecionado o Folar Alentejano, mas há bastante tempo que queria experimentá-lo para ver as diferenças entre este folar e o Açoriano, uma vez que as receitas são parecidas. A verdade é que, depois de o provar, rendi-me a este folar. Fiquei maravilhada com a sua consistência e com o sabor a citrinos, canela e a erva-doce.
Fiz apenas metade da receita descrita. Espero que gostem desta sugestão!
Votos de uma Páscoa Feliz!
Folar doce Alentejano
- 1,5 kg de farinha
- 500 g de massa de pão
- 750 g de açúcar
- 1,5 dl de leite
- 12 g de canela
- 12 g de erva-doce
- 1/2 cálice de aguardente
- raspa da casca de 1 laranja
- 1,5 dl de azeite
- 1 casca de limão ou de laranja
- 10 a 12 ovos
Preparação
Coza a erva-doce num pouco de água. Coe esta água e reserve. Ferva o azeite com a casca de limão ou de laranja. Peneire a farinha para um alguidar e junte-lhe o pão em massa, o leite, a canela, o açúcar, a aguardente, a raspa da casca da laranja e vá amassando estes ingredientes, primeiro com a água de cozer a erva-doce e depois com os ovos, juntando-os à medida que a massa os vai absorvendo. Quando a massa fizer bolhas, polvilhe-a com mais farinha, tape-a com um cobertor e deixe-a levedar durante 24 horas. Em seguida, e sempre com a ajuda de farinha, divida a massa em vários bocados de modo a fazerem-se bolos redondos com o diâmetro de 10 a 12 cm. Coloque em cima de cada bolo um ovo cozido, preso com tiras de massa. Coloque os folares em tabuleiros, deixando-os levedar um pouco e coza-os em forno forte. À medida que os bolos forem saindo do forno pincele-os com ovo batido.
Nota. À quem pincele o folar com uma mistura aquecida de mel diluído num pouco de água, isto já depois de terem saído do forno, para lhes conferir um ar lustroso.
Interessante a forma de o confeccionar,não conhecia,deve ser bom,assim como o aspecto é.Boa Páscoa.
GostarGostar
esta com um asptceto mt bom e bonito tb nao conhecia gostei mt bjs
GostarGostar