O Dia Um…Na Cozinha é desde o seu início um desafio no qual gosto de participar. O tema deste mês de março elege os cheesecakes de forno. Na realidade o Cheesecake é um bolo de queijo assado no forno que embora tenha tido origem na Grécia foi acarinhado pelos Estados Unidos, tornando-se num doce nacional composto pelos mais diversos sabores: de limão com merengue, de frutos vermelhos e silvestres frescos, de frutos secos e caramelo salgado, de manteiga de amendoim e pepitas de chocolate, de doce de leite, etc.
Os bolos de queijo tradicionais são constituídos por uma base de bolacha, recheio com queijo e uma cobertura de fruta, apesar de existirem inúmeras variações.
Segundo a Isabel Fernandes, uma das dinamizadoras da iniciativa Dia Um…Na Cozinha, há evidências de que o cheesecake “era servido aos atletas durante os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga porque a receita era considerada uma boa fonte de energia. Também era muita usada pelas noivas gregas como bolo de casamento (…). A receita grega genuína era feita de farinha de trigo, mel e queijo, que eram bem misturados, formando uma massa de bolo. A massa era cozida para ganhar consistência sólida. Depois, era servido frio.”
Este bolo de queijo é particularmente diferente dos comuns porque nele foi utilizado queijos com menor índice de gordura, como o queijo quark e o ricotta, por ser de menta, o que não é muito vulgar, e por ter sido cozido em banho-maria. Por norma, uso o queijo-creme (Philadelphia), mas adorei este resultado que em nada altera a textura e em pouco diverge no sabor. Este cheesecake de menta foi mesmo uma surpresa muito agradável.
Cheesecake de Menta
Ingredientes para a base
- 100 g de bolacha digestiva
- 50 g de manteiga
- licor de amora q.b. (1 cálice)
Ingredientes para o recheio
- 400 g de queijo quark
- 200 g de queijo ricotta
- 1 pacote de natas (200ml)
- 3 ovos
- 150 g de açúcar granulado
- 3 colheres de sopa de xarope de menta (marca Teisserie)
- 1 colher de sopa de aroma de baunilha
- 1 colher de sopa (bem cheia) de amido de milho (maizena)
Ingrediente para a cobertura
- chocolates de menta (usei After-Eight)
Preparação
Pré- aqueça o forno a 180ºC.
Com recurso a uma picadora ou a um robô de cozinha tritura-se a bolacha e mistura-se a manteiga amolecida e o licor até se obter uma consistência de crumble.
Unta-se uma forma de aro amovível (22 cm) com manteiga e forra-se a base com este preparado.
Leva-se ao forno cerca de 20 minutos. Deixa-se arrefecer ligeiramente.
Numa tigela, batem-se os ovos com o açúcar.
Adicionam-se os queijos quark e ricotta e as natas. Bate-se novamente muito bem.
Por fim, junta-se a maizena, dissolvida num pouco do preparado numa tigela à parte, e os aroma de menta e baunilha. Bate-se outra vez.
Verte-se este preparado por cima da bolacha.
Forra-se a forma do cheesecake com folhas de papel de alumínio.
Coloca-se a forma forrada com o cheesecake dentro de um tabuleiro retangular, que se enche até meio da forma com água a ferver, e leva-se o cheesecake a cozer em banho-maria, a 180 ºC cerca de 60 minutos. Retira-se e deixa-se arrefecer.
Nota. Poderá também cozer-se o cheesecake de forma tradicional, mas o vapor emanado da água do tabuleiro concorre para a consistência cremosa do cheesecake, evitando também que rache na hora de desenformar.
Coloca-se no frigorífico até o cheesecake estar bem fresquinho.
Antes de servir, cobre-se o cheesecake com chocolates de menta.