Ontem foi dia de regressar aos Workshops DeBORLA, depois de dois meses de pausa. Fiquei muito feliz com tamanha afluência. O tema era apelativo e o público confessou que já sentia saudades destas tardes de sábado repletas de aromas e sabores. Para outros, felizmente muitos, foi a estreia. Todos concordaram que devemos, cada vez mais, investir em refeições saudáveis, e eu penso que provei existirem receitas amigas da saúde e ao mesmo tempo bastante saborosas e apelativas. Espero que o caderno de receitas que elaborei para as participantes do workshop lhes sirva de inspiração nos pratos que cozinharem nas suas cozinhas. Algumas já reproduziram este domingo parte das receitas confecionadas e até partilharam fotos na minha página de facebook, o que me deixa realizada e muito feliz.
Aos poucos irei publicando as receitas com aveia. Como a piza foi um dos pratos mais apreciados, decidi que seria a partilha número 1. Abaixo encontram-se três receitas de bases de massa de piza com aveia. Selecionei a número 1 e fi-la em duas versões: com fermento e sem fermento.
Bases para Massa de Piza com Aveia
1.
- 3/4 chávena de chá de aveia em flocos finos
- 1 1/4 chávena de chá de farinha de trigo (T65) e de aveia
- 2/3 chávena de chá de leite magro (usei bebida de aveia)
- 3/4 chávena de chá de óleo de soja
- sal a gosto
2.
- 1 dente de alho
- 50 g de farinha de aveia
- 4 claras
- 1 colher de fermento em pó
- água até ligar
3.
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de farelo de aveia
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
Preparação tradicional da massa 1
Misture todos os ingredientes da massa numa tigela, sove até começar a soltar das mãos. Então em uma superfície lisa e enfarinhada abra a massa com ajuda de um rolo. Forre essa massa em uma forma especial para pizza e leve ao forno baixo até dourar. Retire.
Nota. Pode fazer a massa de véspera e guardá-la no frigorífico.
Preparação em robô de cozinha Thermomix
Coloque todos os ingredientes no copo do robô e marque vel. 6. Quando estiverem misturados, marque a vel. espiga durante 2 minutos. Estenda-a e coloque-a no prato de piza e leve ao forno baixo até dourar.
Nota. Pode fazer a massa de véspera e guardá-la no frigorífico.
RECHEIO
Disponha molho de tomate (Guloso – Refogado com orégãos), cebola, queijo mozarela ou ricota e outros ingredientes a gosto (fiambre de peru; carne assada desfiada; atum; azeitonas, tomate cereja, salada de folhas, etc.) Finalize com orégãos ou tomilho fresco ou seco, , sementes de abóbora torradas e grãos de pólen.
Nota: os ingredientes a negrito foram os utilizados como topping nas pizas confecionadas no workshop.