Simplesmente porque há figos e porque temos sido abençoados por dias quentes de verão (furacão Gaston à parte, que felizmente mal se sentiu) tenho tido mais vontade de preparar bebidas do que propriamente pratos elaborados. Assim sendo, surgiu este fizz refrescante e pouco doce, apesar da presença do figo. Fiz uma versão virgin e uma com whisky (pouco) para mim. A idade leva-nos a apreciar estes pequenos prazeres!
Já agora, para quem não sabe, o whisky é classificado da seguinte maneira: Se é escocês é Scotch, se feito nos Estados Unidos é Bourbon, se inglês é whisky e se irlandês é whiskey (ou irish whiskey).
Vamos então à receita!
Fizz de Figo e Bourbon
Ingredientes (para dois copos)
- 1 figo sem casca
- 2 a 3 folhas de menta
- 2 cubos de açúcar mascavado
- 1/4 chávena de chá de bourbon
- cubos de gelo
- 1/2 chávena de chá de ginger ale (fresco)
Preparação
Triture o figo e as folhas de menta, com a varinha mágica. Coloque este puré num cocktail shaker. Adicione os cubos de açúcar. Feche o shaker e mexa energicamente. Acrescente o whisky e cubos de gelo suficientes para encher o shaker (cerca de uma chávena). Feche novamente e mexa vigorosamente cerca de 30 segundos. Verta para um copo alto, previamente com 3/4 da capacidade de cubos de gelo. Acrescente o ginger ale fresquinho. Decore o copo com meio figo ou com folhas de menta e sirva de imediato.