Quando o tempo ainda está frio, como tem acontecido nestes últimos dias, só apetecem pratos de forno ou de panela. Os almoços e os jantares têm sido por isso compostos por pratos de conforto. Este estufado de borrego com pimentos e batatas é um claro exemplo de comida caseira que sacia. Se gostarem de acompanhar o estufado com uma fatia de pão caseiro, experimentem colocar a fatia no fundo do prato, posteriormente cobrindo-a com umas boas colheradas de estufado. Transformamos assim o estofado num ensopado!
Não se esqueçam de acompanhar este prato com um copo de vinho tinto.
A assadeira tem a assinatura DeBORLA e é linda!
Ingredientes
- 1,2 kg de borrego cortado em pedaços não muito pequenos
- 200 ml de tomate pelado triturado
- 1 pimento encarnado
- água a tapar a carne
- 2 cebolas grandes cortadas finamente
- 4 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 250 ml de vinho branco
- salsa picada q.b.
- 7 a 8 batatas médias cortadas ao cubos
- azeite q.b.
- Sal q.b.
- Pimenta preta q.b.
Preparação
1. De véspera, deixa-se a marinar o borrego, povilhado com a pimenta, o alho, o louro e salsa.
2. No dia seguinte, coloca-se na panela de pressão azeite, a cebola, o alho e o pimento picados e deixa-se refogar levemente.
3. Juntam-se os pedaços de borrego, o tomate triturado, o vinho branco e a água. Fecha-se a panela e deixa-se cozinhar cerca de 15 minutos após a válvula da panela de pressão começar a ouvir-se.
4. Abre-se a panela e rectificam-se os temperos.
5. Cozem-se batatas e misturam-se com o estufado de borrego um pouco antes de servir para que absorvam parte do molho. Polvilha-se com salsa picada.
Patricia,
Eu adoro estufados e ensopados e ao contrário de muitos portugueses, adoro borrego, pois acho que é uma carne que, sendo bem cozinhada, é maravilhosa e por isso, já vou daqui encantada com esta tua proposta que, como dizes, é puro conforto.
Um beijinho,
Lia
GostarGostar