E, sim, passou uma semana desde a última publicação. Não pensem que a vontade de cozinhar se foi com a passagem de ano, pois a minha cozinha continua a todo o vapor, como acaba por ter de ser em casa de família. As refeições são sempre organizadas, nem que seja através de planificação mental. E no topo da exigência, a presença da sopa. Sempre e a abrir o caminho para o resto da refeição. Esta semana viu o regresso às aulas, depois do interregno do natal. Foi uma semana difícil, porque os soninhos andavam um pouco trocados, as atividades de lazer foram novamente relembradas que o estudo é mais importante nesta fase. Começaram os treinos desportivos do filho e as aulas de conservatório da filha e, conjuntamente com isto tudo, aterraram cá em casa algumas viroses que deixaram três dos quatro prostrados, tendo eu sobrado para desempenhar o cargo de enfermeira. Uma semana depois, e só hoje, domingo, houve tempo para o blogue. Deliciemo-nos então com um gelado que celebrou os primeiros dias de 2015. Afinal, este clima temperado marítimo em que vivemos sempre nos permite coisas destas em pleno janeiro!
Gelado de Leite Condensado
Ingredientes
2 pacotes de natas para bater (400 ml)
2 claras em castelo
2 gemas
1 lata de leite condensado cozido
aroma de baunilha (1 colher de chá)
raspa de meia lima
amêndoa laminada e chantilly para decorar (facultativo)
Preparação
1. Bater as gemas com o leite condensado muito bem. Juntar a raspa da lima.
2. Bater as natas até ficarem fofas e volumosas. Adicionar o aroma de baunilha.
3. Bater as claras em castelo. Reservar.
4. Adicionar as natas batidas ao preparado com o leite condensado. Incorporar as claras com a colher de pau.
5. Levar ao congelador numa tigela durante duas horas.
6. Antes do gelado estar congelado, retirá-lo do congelador e misturá-lo com uma colher de pau para quebrar os cristais de gelo.
7. Colocar novamente no congelador. Fazer o mesmo processo duas horas depois.
Servir o gelado no dia seguinte.
Se preferir que o gelado fique com aspeto riscado, reserve algum leite condensado e disponha-o alternadamente com o preparado final do gelado. Evite mexer muito o gelado nos passos 6 e 7.
Que aspecto tão tentador e irresistivel Patricia! Por cá também adoramos gelados o ano inteiro, seja Verão ou seja Inverso, faça frio ou calor, os gelados são uma sobremesa sempre apreciada. Fico aqui a suspirar por uma bolinha desse delicioso gelado de leite condensado.
As melhoras para os doentinhos aí em casa. Um beijinho.
GostarGostar
Dizem que o Amor activa o sistema imunitário, sabias? Na minha infância chegávamos a estar todos de cama (9 filhos e uma tia) e a única que não adoecia era a Mãe.
Eu vou levar a receita do gelado que me parece delicioso, mas agora está tanto frio, que não me atrevo a experimentar ainda!
Bjs. Bombom
GostarGostar
Adorei o teu gelado!
Cá em casa comemos gelado faça chuva ou faça sol.
GostarGostar
Olá, gosto muito das suas receitas e sigo-as mesmo. Nesta não colocou a quantidade das gemas. Serão 2? Obrigada pela atenção.
GostarGostar
Olá Andreia. Obrigada pela visita. E sim são duas gemas. Vou retificar a receita nos ingredientes. Beijinhos e disponha.
Patrícia
GostarGostar