Esta compota revestiu-se de um significado especial pois foi confecionada durante o mês de julho, em casa da minha sogra, na aldeia de Gimonde, concelho de Bragança. Depois de uma tarde bem passada na quinta de um amigo do meu sogro, em Quintanilha, o regresso viu o porta-bagagem repleto de caixas de ameixas, pêras, figos e cerejas. Ainda na quinta, e de escadote debaixo do braço, fomos os quatro até à cerejeira. Ficámos desde logo a saber que parte da fruta pertencia aos pássaros. Assim que estendemos a escada contra a árvore, saiu a esvoaçar um bando de aves saciadas. Tinha chegado a nossa vez. Enchemos dois sacos grandes ao mesmo tempo que saboreávamos as doces e viciantes cerejas, mesmo sem as lavar. Uma inconsciência que nos podia ter valido uma dor de barriga. Tivemos sorte. Ao chegarmos a casa, o destino de parte das cerejas já estava traçado. E que docinhas eram estas cerejas amarelas.
Para a minha filha, o alcançar os ramos pesados com as cerejas representou uma folia: um misto de excitação por estar longe do chão e de abundância por querer colher muitas cerejas.
A tarefa mais difícil foi a de tentar colher as cerejas com os pezinhos, para que se conservassem por mais tempo. Por estarem tão madurinhas isto tornou-se quase uma missão impossível.
Compota de Cereja Amarela
Ingredientes
3 kg de cerejas descaroçadas
2 kg de açúcar branco
2 paus de canela
2 copos de água (400 ml)
4 cascas de limão sem a parte amarela
Uma boa semana para todos!
Patrícia
Patricia, és perita em utilizar ingredientes que nunca provei. E eu adoro conhece-los 🙂
Já vi cereja amarela mas nunca provei, este docinho está com um aspecto divinal!
Bjinhos
GostarGostar
Olá Susana. Foi a primeira vez que experimentei estas cerejas e deu-me logo vontade de utilizá-las preservando-as em calda e em compota. Ainda bem que gostaste! Beijinhos e boa semana.
Pat
GostarGostar
Não conhecia essa cereja
A compota ficou mesmo uma delicia
Boa semana
bj
GostarGostar
Obrigada São. Modéstia à parte, esta compota ficou bonita e deliciosa. A repetir, sem dúvida. Beijinhos e uma ótima semana para ti.
Patrícia
GostarGostar
Depois de ter visto aquele por lindo no face aqui estou eu ara ver com mais pormenor. Também não conhecia cereja amarele mas que coisa mais linda mesmo e a compota bem… qualquer coisa linda, diferente e o sabor também deve ser fantástico! Vou começar a a procurar essa maravilha chamada cereja amarela 🙂
Aproveitei também ara me tornar seguidora de mais um blog maravilhoso! Parabéns Patrícia.
Beijinhos!!
http://cozinhapratosecopos.blogspot.pt/
GostarGostar
Obrigada Elsa. As cerejas amarelas já vão sendo uma raridade e há que divulgar estas coisas para ver se as preservam. Aqui nos Açores as cerejeiras não se dão mas quando vou ao continente na época delas fico sempre deliciada.
Beijinhos
Patrícia
GostarGostar
Não conheço essa cereja, mas deve ser deliciosa e adorei que tivesses usado para fazer uma compota diferente
GostarGostar
Quis mesmo continuar a saboreá-la ao longo do ano. A única hipótese era preservar. Acho que me saí bem.
beijinhos e obrigada pela visita
GostarGostar