Tenho o hábito de comentar as minhas férias apenas quando estou de regresso. Um atitude cautelosa para mim. Excesso de zelo para muitos. Aproveito as férias para descansar, conhecer lugares novos, revisitar outros e saborear momentos em família. A fotografia está sempre presente para registar o que pretendemos que fique retratado em película. Recordações de um verão. Memórias futuras. A fotografia ajuda-me a reconhecer a sorte que tenho por ter uma vida feliz. Relembra-me situações queridas. Alinhava pormenores fixando-os no tecido do tempo. Este é um lugar encantador: a ilha do Pico.
Vista para a montanha da nossa casa de férias na ilha do Pico
Das férias apenas mostro o que quero. Existem muitos momentos significativos que pertencem à privacidade. Quase todos eles. Mas há imensas coisas, do foro culinário, e não só, que gosto de partilhar convosco. O mar e o campo são aqui presença obrigatória e os meus Açores. Esta necessidade de proximidade do mar é sempre uma parcela das nossas férias. Dele provêm os frutos de muitas das receitas deste blogue, como é o caso desta salada de búzios e lapas, que resultou de mais uma das aventuras subaquáticas do marido: o nosso snorkeler de serviço.
Lugar da Furna- S. Roque do Pico
Preparação
1. Colocam-se as lapas e os búzios num tacho e cobrem-se com água.
2. Deixa-se cozer cerca de 30 minutos. Deixa-se arrefecer.
3. Escolhem-se as lapas e eliminam-se as conchas.
4. Com a ajuda da ponta de um pau de espetada metálico, ou até mesmo com um garfo ou com um palito, remove-se o interior do búzio da concha. Retira-se a película dura inicial e a tripa final do búzio, que se desprende facilmente.
5. Colocam-se os búzios e as lapas num recipiente e prepara-se o molho em cima destes.
Molho cru ou verde
azeite 3/4
vinagre 1/4
2 cebolas
4 dentes de alho
salsa
2 colheres de chá de massa de malagueta
1 colher de chá rasa de pimentão doce (colorau)
umas pedrinhas de sal
Esta salada é acompanhada com pão de trigo ou de milho.
E como partilho das tuas palavras. Ainda não tratei do post das férias mas há muito para contar. Só me faltou que o marido tirasse o saco de arremesso da pesca submarina da arrecadação… Nas próximas férias diz ele… E vivam as férias 🙂 beijinhos
GostarGostar
Vou experimentar na certa. Tenho de arranjar um patrocinador de búzios…
GostarGostar
Se souber de um aviso-te. beijinhos
GostarGostar