
Os cuscos, uma espécie de couscous feita com uma variedade de trigo mole cultivada na região de Trás-os-Montes, mais especificamente o distrito de Bragança, continua a ser um alimento pouco divulgado nas cozinhas nacionais.
A variedade tradicional de trigo Barbela, com que é feito o cusco, reúne um conjunto de características que lhe proporcionam grande rusticidade e capacidade de adaptação às difíceis condições edafo-climáticas desta zona. A duração do seu ciclo vegetativo, bem como a particularidade de produzir palha em quantidade e qualidade (quando comparada com outras variedades comerciais de trigo) contribuiu para a preferência dos produtores da região pelo Barbela, apesar das entidades responsáveis pela cerealicultura nacional não lhe terem reconhecido ainda o devido valor agronómico e comercial.
É a partir deste trigo que pequenas e médias empresas, quase todas familiares, fazem a produção dos cuscos. Aproveitando uma visita ao Mercado Municipal de Bragança, à banca da Balbina, comprei um quilo de cuscos, o qual tenho vindo a rentabilizar em várias receitas. Batizei este prato de cuscotto, por ter na sua génese um risotto, e adicionei-lhe a proteína animal.
Ora vejam o Cuscotto de Miolo de Camarão e Ameijoa!
Ingredientes
- 1 embalagem de miolo de camarão 20/40
- 1 embalagem de miolo de ameijoa
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 ramo de salsa picada
- 1 lata pequena de tomate triturado
- azeite
- 1 chávena de cuscos
- 250 ml de vinho branco Portas da Herdade
- 1 malagueta
- pimenta moída
- paprika fumada
- sal
- Num tacho, coloque um pouco de azeite, a folha de louro, a malagueta às rodelinhas ( retire as sementes) e refogue a outra cebola e o alho, picadinhos.
- Junte o tomate e deixe-o também refogar ligeiramente.
- Tempere com paprika fumada.
- Adicione vinho branco, deixe levantar fervura.
- Junte as ameijoas e deixe que cozinhem.
- Junte os cuscos e tempere com sal. Vá mexendo sempre, em lume brando/baixo, adicionando água a ferver, à medida que o molho for secando e até os cuscos estarem quase cozinhados. A poucos minutos do fim, adicione o miolo de camarão, que coze em 5 minutos. Prove e retifique os temperos.
- Finalize com pimenta moída e salsa picada.

