A panela de ferro funciona como uma estufa bem quente, que retém a humidade durante o crescimento do pão no forno e ajuda a criar uma casca crocante e um miolo fofo. Pode utilizar outro tipo de panela (de alumínio, de inox, de cerâmica), mas a distribuição de calor nas panelas de ferro é singular.
A receita de hoje é Pão de Abóbora e este vai já para o forno!
- 300 g chávenas de farinha
- 120 g farinha de abóbora
- 340 ml de água morna
- 20 ml azeite
- 1 colher chá de fermento de padeiro seco
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher chá de sal
- Primeiro faça o crescente, misturando 100 ml de água morna, com 50 g de farinha e com o açúcar. Tape com película aderente e deixe crescer até duplicar o tamanho.
- Coloque o crescente numa tigela e acrescente os restantes ingredientes. A saber: 250 g de farinha de trigo, 120 g de farinha de abóbora, 20 ml de azeite, 240 ml de água e o sal.
- Misture tudo com as mãos, tape e deixe levedar entre 8 a 12 horas.
- Depois, enfarinhe bem a bancada e puxe a massa de dentro para fora algumas vezes até formar uma bolinha. Vire a costura para baixo e deixe descansar tapado enquanto se pre-aquece o forno a 250° com a panela de ferro la dentro.
- Retire a panela do forno e salpique-a de farinha ou coloque uma folha de papel vegetal.
- Coloque lá dentro a massa do pão e faça alguns cortes na superfície deste. Polvilhe com farinha, tape a panela e deixe cozer cerca de 25 minutos.
- Abra a panela, bata no pão para ver se ouve o som oco que indicia que está cozido e se achar que não está tão tostado como gosta, deixe cozer mais alguns minutos (10) destapado. Assim obterá uma crosta crocante.