Como qualquer caminhada, o percurso destes oito anos do blogue Food with a Meaning, do qual sou a autora, foi construído tijolo a tijolo. Por este motivo, o tijolo foi mesmo a inspiração para este bolo de aniversário, aliado aos números em biscoito. Recheei-o com creme de ovos, amêndoa e chantilly de mascarpone. A bolacha, essa, contém o toque das especiarias, de que eu tanto gosto, quer em doces como em salgados. A decoração, por sua vez, já contém notas da quadra natalícia que se avizinha.
Agradeço a todos os que me apoiam neste projeto: família, amigos, entidades públicas, privadas e parceiros. Todos, à sua maneira, contribuíram e contribuem para que eu crie na cozinha, esteja online, do outro lado do ecrã, e de forma presencial, nos showcookings, workshops, nas palestras, nas formações e na consultadoria.
Que haja saúde e energia para que continue por cá!
Brick Cookie Number Cake
Ingredientes e preparação do bolo (2 dígitos de 28 cm+tijolos de bolacha)
• 250 g de manteiga com sal
• 100 g de açúcar mascavado
• 4 colheres de sopa de mel
• 500 g de farinha de trigo sem fermento
• 1 colher de chá de canela
• 2 colheres de café de gengibre em pó
• 1 colher de café de cardamomo em pó
• 1 colher de café de noz moscada em pó
• 1 colher de chá de aroma de baunilha
- Numa tigela, junte a manteiga, o açúcar, o mel, e as especiarias. Junte os ovos e mexa com uma colher de pau.
- Adicione a farinha e o bicarbonato de sódio e misture, formando duas porções com o mesmo peso.
Nota: Recorri ao meu robô da Kenwood Multione, inseri o gancho de amassar e coloquei os ingredientes pela ordem acima.
- Coloque a massa num saco de plástico e leve ao frigorífico pelo menos 1 hora.
- Coloque uma folha de papel vegetal na bancada. Coloque uma porção de massa em cima da folha e, com a ajuda do rolo, estique a massa uniformemente até atingir a altura de 1 cm.
- Disponha o stencil com o número da sua escolha em cima da massa e, com recurso a uma faca, contorne o número, retirando o excesso de massa. Amasse-o juntamente com a massa restante. Repita o processo até obter o segundo número.
- Transporte o número para o tabuleiro. Num tabuleiro grande poderá levar ao forno os dois números de uma vez, lado a lado.
- Leve a cozer em forno pré-aquecido, a 180 C, durante aproximadamente 20 minutos. Esteja vigilante para evitar que a bolacha seque demais e escureça os extremos.
- Com as sobras de massa, faça os tijolos de biscoito.
Observação: as bolachas estão prontas quando ainda estão moles ao toque. Devem-se retirar do forno e deixar que arrefeçam no próprio tabuleiro. O calor do tabuleiro ajudá-las-á a acabar de cozer. É preferível retirá-las mais cedo do que o previsto e depois voltar a colocá-las no forno, se necessário, do que deixá-las secar demasiado, pois podem tornar-se demasiado duras e difíceis de comer. O tempo de cozedura também está relacionado com a altura das bolachas, logo as mais baixinhas cozerão mais rápido.
Ingredientes e preparação do chantilly de mascarpone
- 200 g de mascarpone
- 40 ml de natas
- 60 g de açúcar confeiteiro
- Aroma de baunilha
- Coloque o queijo mascarpone na tigela da sua batedeira elétrica (use o meu robô Kenwood e o respetivo batedor de pinha). Bata-o durante dois minutos. Depois adicione as natas. Bata novamente. Por fim, junte aos poucos o açúcar e o aroma de baunilha. Bata mais um pouco.
- Coloque o creme dentro do saco de pasteleiro e comece a preencher a primeira bolacha com o creme. Disponha generosamente a amêndoa granulada torrada. Termine com o creme de ovos.
- Coloque por cima a outra camada de biscoito. Barre-a com o restante chantilly de mascarpone, antes de começar a colocar os tijolos de biscoito e as guarnições que desejar.
Ingredientes e preparação tradicional do creme/doce de ovos
- 6 gemas
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 6 colheres de sopa de água
Notas:
- Para saber se o creme de ovos estão no ponto, coloque um pouco do preparado numa colher e espere que arrefeça. Levante a colher e deixe escorrer. Assim já vê o ponto que deseja.
- Este creme é ótimo para rechear bolos, tortas, profiteroles e pastelaria folhada. Fica delicioso nas trifles (sobremesas em camadas, com bolo, pão de ló ou palitos La Reine)