artigo DI Chakall na ilha Terceira

À Mesa com…Chakall
A convite da Federação Agrícola dos Açores, o chefe Chakall esteve na ilha Terceira nos passados dias 21 e 22. Aceitou o desafio de confecionar o almoço para 300 pessoas, participantes no XIII Congresso da Agricultura dos Açores, que decorreu de 20 a 22 de novembro na ilha Terceira, organizado pela Federação Agrícola dos Açores, com o apoio do Governo Regional dos Açores e do Núcleo de Criadores de Bovinos de Raças de carne da Ilha Terceira. Neste congresso foram debatidos os seguintes assuntos: alimentação e alterações climáticas: estratégias para o setor da carne; leite e laticínios; promoção dos produtos dos Açores; agricultura e floresta; futuro da política agrícola comum.
O almoço que encerrou os trabalhos consistiu num churrasco, coordenado pelo chefe Chakall e pela chefe Silvina, tendo a carne açoriana assumido destaque. Sempre com o intuito de enaltecer os produtos regionais, o chefe e a sua equipa, da qual tive a honra de fazer parte, começaram por preparar a entrada, um patê de queijo servido dentro de uma enorme abóbora. Foram assadas na brasa picanha e maminha e confecionados hambúrgueres, tendo os pratos sido acompanhados com o molho chimichurri, um género de vinagrete picante, e com pimentos assados com bacon, ovo e queijo. As tábuas de queijo e compotas, outros acompanhamentos, as bebidas e a sobremesa, bem como o serviço de mesa, ficaram a cargo da empresa terceirense Jaime Catering.
Sendo eu professora há 22 anos e autora do site de culinária Food with a Meaning, que está prestes a celebrar oito anos, recebi com muito agrado o convite para participar neste evento de encerramento, não querendo deixar passar a oportunidade de aprender novas técnicas e confeções com a equipa de Chakall. Durante e após o evento tive a ocasião de conversar, à mesa, com o chef, onde provámos vários mariscos açorianos confecionados pela cozinha do Restaurante Quebra-Mar. De todos, o chefe elegeu as cracas como sendo o marisco mais rico em sabor. “Um banho de mar, de água salgada no prato, o cartaz perfeito dos Açores”, descreveu assim as cracas. Falou-me do seu percurso e dos seus projetos. Também lhe dei a conhecer os meus, dentro e fora da cozinha. A sua personalidade modesta e o seu trato simples encantaram todos os presentes na mesa. Referiu que os Açores são um dos melhores lugares do mundo, porque cá temos tudo: beleza pura e produtos genuínos. Acrescentou ainda que era importante que protegêssemos estas ilhas, nunca deixando que o turismo as estragasse.
O chefe nasceu em Buenos Aires, a 5 de junho de 1972 e cresceu na cozinha do restaurante da mãe, onde serviu à mesa, descascou batatas, acedeu o lume, levantou mesas e lavou pratos. Aos 14 anos ficou a tomar conta da cozinha. Aos 18 resolveu estudar jornalismo e trabalhou no jornal El Cronista durante sete anos. Depois, resolveu viajar pelo mundo. Começou com uma viagem de moto pela América Latina. Esteve quase dois anos por África num 4×4. Diz ter regressado outra pessoa. A sua paixão pela cozinha reacendeu-se aquando da sua passagem por Lisboa, entre as viagens do Sul da América e de África.
Neste momento é autor de vários livros, publicados em diversos idiomas, chefe dos restaurantes El Bulo Social Club, Refeitório Senhor Abel, ambos em Marvila, em Lisboa e de Areal Beach Bistro by Chakall, na Lourinhã. É ainda chefe consultor do Restaurante Bom Bom, em São Tomé e Príncipe, chefe executivo da Cozinha Divina Catering e consultor de várias marcas e produtos. Foi, também, autor de vários programas de televisão, em Portugal, na China, na Alemanha e na América Latina.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: