
Ingredientes
- 2 embalagens de massa folhada retangular
- creme inglês (modo de fazer, abaixo)
- frutos secos a gosto (amendoim, nozes e amêndoa)
- sultanas a gosto
- canela a gosto
- 1 gema de ovo
- geleia de marmelo (usei doce de abóbora)
- glacê (receita abaixo)
- groselhas e tomilho (decoração)
Pré-aqueça o forno a 200 ºC (com ambas as resistências ligadas)
Desenrole a massa folhada e cubra-a com uma camada de creme inglês. De seguida polvilhe com canela e coloque frutos secos a gosto (usei amendoim torrado picado, amêndoa granulada torrada e nozes picadas) e sultanas.
Enrole pelo lado mais comprido e corte rolinhos iguais.
Numa folha de papel vegetal, disponha os rolinhos e desenhe uma árvore de natal, consoante o tamanho do tabuleiro que dispõe.
Pincele a árvore com gema de ovo.
Desligue a resistência superior do forno e leve a cozer durante 30-40 minutos até dourar. A faltar 10 minutos, ligue a resistência superior.
Retire e deixe arrefecer um pouco. Entretanto, prepare o glacê e risque o bolo com o mesmo. Decore com groselhas e raminhos de tomilho fresco.
Dois tipos de glacê
opção 1 (para menor quantidade)
- 1 colher de sumo de limão
- açúcar em pó q.b.
ou
- 1 clara de ovo
- açúcar em pó (6 colheres de sopa bem cheias + ou -)
- umas gotas de sumo de limão ou de laranja
Quer para a primeira opção quer para a segunda, apenas terá de adicionar os ingredientes e misturá-los numa tigela até obter a consistência para fazer o riscado de açúcar.
Creme inglês
- 500 ml de leite
- 2 gemas
- 50 g de açúcar (coloquei 80 g)
- Aroma de baunilha ou vagem de baunilha
- 15 g de amido de milho (maizena)
Verte-se o leite num tacho, deixando de reserva ½ copo. Deita-se o açúcar no tacho e a vagem de baunilha. Fica a levantar fervura. Sai do lume e elimina-se a vagem de baunilha. Coloca-se as gemas num recipiente, mistura-se a maizena e dissolve-se o creme resultante com o leite frio reservado. Passa-se por um coador o leite fervido e verte-se, gradualmente, sobre o creme obtido, batendo energicamente. Leva-se o creme ao lume no mesmo tacho onde se ferveu o leite e cozinha-se, mexendo continuamente, até o creme chegar ao ponto de ebulição. O creme não deve levantar fervura. Fica pronto ao espessar.