Quadrados de Amendoim e Chocolate Negro

Esta receita reveste-se de duplo significado. Foi-me dada por uma amiga de já alguns anos de quem gosto muito. Foi a primeira receita que publiquei no Receitas ao Desafio, em janeiro de 2011, no primeiro mês de vida deste nosso blogue coletivo.
Por serem deliciosos, de fácil execução e sempre elogiados, partilho novamente convosco estes doces quadrados.

Enjoy!

Ingredientes para a Massa

2 pacotes de bolacha maria
Manteiga e leite (a gosto)- substituo o leite por vinho do Porto

Ingredientes para o Recheio

Nozes, amendoins ou amêndoas torradas
Tablete de chocolate de culinária ou o equivalente em chocolate chips
1 lata de leite condensado

Trituram-se as bolachas na picadora, sem reduzir totalmente a pó. De seguida, numa tigela, coloca-se a bolacha triturada. Junta-se manteiga e leite (utilizei vinho do Porto) a gosto e amassa-se até todos os ingredientes estarem ligados.

Coloca-se esta massa num tabuleiro previamente untado com manteiga ou margarina. Imediatamente por cima, dispõe-se o fruto seco seleccionado, grosseiramente partido, e o chocolate picado aos bocadinhos (é mais fácil se se utilizar pepitas de chocolate negro).

Por fim, verte-se por cima destes ingredientes uma lata de leite condensado. Vai ao forno até o leite condensado começar a caramelizar ligeiramente.

Depois de frio, vai ao frigorífico uma ou duas horas antes de cortar aos quadradinhos. Colocam-se os quadradinhos em forminhas de papel.

Dica: Ao utilizar o amendoim, a receita fica mais económica. Se assim for, usar amendoim com sal porque irá “cortar” o doce do leite condensado e acrescentar sabor e contraste.

10 Replies to “Um doce ao quadrado”

  1. E é neste momento que passas a ter a minha adoração completa. E sabes que mais? Vou fazer esta receita já este fim de semana. Como sempre deixamos bem claro no blogue, a nossa combinação preferida de sabores é chocolate e amendoim (daí a loucura pela PB&choc). Por isso ainda bem que voltaste a partilhar esta maravilhosa receita, vai fazer de nós um casal ainda mais feliz 😀

    Gostar

  2. São, realmente, deliciosos. São uma fusão dos melhores ingredientes usados em sobremesas. E estas fotos estão lindas. Delícias destas devem ser partilhadas vezes sem conta.
    Um beijinho e bom domingo.
    Ilídia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: