A par do paté de ovas de ouriço publicado há dias, a receita que vos trago hoje, chamuças de ovas e algas, foi uma das mais elogiadas do último showccoking Wine in Azores- Terceira, que dinamizei com a minha colega Sónia Melo. Para além de ser uma combinação bastante original é também muito saborosa.

Como prometido em publicação anterior e na minha rubrica mensal do jornal Diário Insular, À Mesa com…Patrícia Cheio, totalmente dedicada ao festival Wine in Azores, eu e a Sónia iremos partilhando as receitas que confecionámos, com a parceria da Peixaria Silveira , da Quinta do TiCanoa e do Ateliê de Adolfo Mendonça.

Diapositivo4

Chamuças de ovas e algas com molho de compota de malagueta

Comece por fazer um ligeiro refogado com azeite e cebola. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente 1 dente de alho picado (acrescentamos sempre depois o alho, para não corrermos o risco de queimar). Adicione depois as ovas desfeitas e deixe cozinhar. Tempere com pimenta e cominhos. Acrescente piri-piri se gostar de comida picante. Por fim, adicione as algas (utilizámos erva-patinha). Estão prontas quando ficarem com a tonalidade verde. Deixe arrefecer e reserve.

Nota: o recheio não deve ter molho, para que este não saia da massa ou humedeça a mesma.

Para começar a confecionar as chamuças, corte uma folha de massa filo em tiras compridas e coloque na ponta uma colher do recheio. Dobre em triângulo e continue, sempre respeitando as arestas.  No fim, pincele a ponta com azeite para colar, assim como toda a chamuça. Leve a fritar em óleo quente, cerca de 2 a 3 minutos. A meio da fritura tem que virar para que frite uniformemente. Retire-as quando se apresentarem douradas e crocantes. Seque-as em papel absorvente.

Para o molho, basta adicionar, em partes iguais, crème fraîche e compota de pimenta da terra. Tempere com algumas gotas de lima ou limão galego, misture levemente e termine alguma raspa.

Diapositivo3

Diapositivo12

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: