Há seis anos nascia o foodwithameaning, um projeto culinário e de vivências muito tímido, que prometia, acima de tudo, partilhar os meus registos gastronómicos. Estávamos no ano de 2011. Nesse âmbito, o prometido tem sido cumprido,  com regularidade, até porque quando há família por casa, há que pôr mesa todos os dias.  Poucos anos depois, este conceito de partilha, que ainda sentia como privado, recebeu outra dimensão, quando fui convidada para dinamizar workshops e showcookings. Que desafio! Estaria a altura? Esta foi a questão que colocava a mim própria. As lojas DeBORLA acreditaram nas minhas capacidades e desde 2014 que me desafiam através de propostas de temas, como poderão visualizar no separador ‘Workshops’. Seguiram-se convites de instituições particulares, de empresas do ramo alimentar, de lojas, de câmaras municipais, de sindicatos, de museus, de feiras de atividades económicas, uma  aventura, que já conta com 44 workshops e showcookings  nas ilhas açorianas e em Portugal continental. Em junho passado iniciei colaboração com os Supermercados Guarita, para os quais já desenvolvi oito workshops com produtos regionais. Quem segue o blogue percebe que dou muito valor aos produtos das nossas ilhas açorianas. Outros dois showcookings para esta cadeia de supermercados  serão dinamizados amanhã e sábado, dedicados ambos ao público infanto-juvenil e ao Natal.

Neste período de tempo, tive também a sorte ver várias receitas minhas publicadas em revistas de culinária nacionais e no Receituário da Figueira da Foz, uma publicação da Câmara Municipal da Figueira da Foz, para o qual desenvolvi uma receita com salicórnia. Contribuí também com cinco receitas para o Livro Receitas da Marmita, um livro solidário e da responsabilidade do Serviço de Pediatria do hospital de Barcelos. Outras receitas minhas já foram enviadas para uma publicação futura de uma entidade camarária do continente português, dedicadas à reinvenção de um doce regional.

Em maio passado fui convidada para dinamizar dois showcookings no evento Wine in Azores, que decorreu aqui na ilha Terceira. Tive a oportunidade de conhecer e interagir com o chef Rui Martins, que venceu o concurso de Chefe Cozinheiro do Ano (2016).Tive também o grande prazer de ter a colaboração num dos meus showcookings do chef Renato Cunha, vencedor do Garfo de Ouro do Guia “Boa Cama Boa Mesa”  Foi um orgulho (e um desafio) ter tido ocasião de interagir e aprender com dois profissionais de topo.

Este ano fui também convidada pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo para pertencer ao júri do Festival de Gastronomia realizado em maio passado. Foi uma experiência memorável e uma oportunidade única.

Outros convites para outros eventos estão na forja e a seu tempo serão anunciados.

A verdade é que o blogue me tem dado muitas alegrias. A mais importante prende-se com as pessoas que fui conhecendo ao longo destes anos, com as quais interajo online, na rua, em eventos sociais e nos workshops. A maior satisfação  é mesmo ver as minhas receitas reproduzidas e, nesse aspeto tenho sido uma sortuda, já que sinto entusiasmo por parte dos leitores do foodwithameaning e dos participantes dos workshops.  O Foodwithameaning é partilha e aprendizagem constante, fruto de autodidatismo. E vejo que por este motivo as pessoas se sentem à vontade para me colocarem questões e fazerem sugestões. O melhor deste projeto é mesmo a troca de experiências e as amizades que se constroem. O ponto alto disto tudo são as pessoas.

Eu que não costumo alargar-me em introduções nas minhas publicações, hoje fugi à regra, mas é só porque é dia de aniversário. São 6 anos de Food With a Meaning e, se pensarmos bem, o fim de ano aproxima-se a passos largos e é ele próprio propenso a análise  e introspeções. Está justificado.

A mesa já está posta e no aparador de apoio à sala de jantar encontra-se a sobremesa que irá adoçar a nossa refeição em família. Estão todos convidados! Festejemos!

Obrigada por estarem aí desse lado!

Trifle Açoriana com Bolacha Mulata e Natas Novaçores

1

3.JPG

Ingredientes

  • 3 pacotes de natas (600 ml)- Novaçores
  • 3 pacotes de bolacha de chocolate –Mulata
  • 1 lata de leite condensado cozido
  • 4 colheres de açúcar em pó
  • 1 ou 2 cálices de licor de café
  • 2 chávenas de chá de café puro (café expresso)
  • caramelo salgado
  • pepitas de chocolate e de manteiga de amendoim
  • aroma de baunilha (1 colher de chá)

Preparação

1. Batem-se três pacotes de natas até estarem consistentes. Junta-se o aroma de baunilha. Envolve-se.

2. Junta-se o leite condensado cozido e bate-se novamente.

3. Adiciona-se o licor Cafetino (licor de capuccino). Bate-se.

4. Faz-se o café expresso, uma chávena de chá cheia de cada vez.

5. Molham-se as bolachas Mulatas de um lado e do outro no café rapidamente para que não fiquem moles. Colocam-se a escorrer num prato.

6. Coloca-se um pouco de creme no fundo de uma taça alta. Em cima do creme dispõem-se as bolachas escorridas e cobre-se com mais uma camada de creme. Faz-se o mesmo até se esgotarem as bolachas e o creme.

7. Faça uma camada ou duas com caramelo salgado

8. Decore com bolacha triturada grosseiramente e com pepitas de chocolate e de manteiga de amendoim

9. Vai ao frigorífico um mínimo de 6 horas antes de servir.

2.JPG

5 Replies to “6 anos de Foodwithameaning”

  1. Parabéns Patrícia pelo teu maravilhoso blog, saborosos e inspiradores showcookings e workshops!
    Se hoje te alongaste na introdução, fizeste muito bem, pois é um balanço delicioso de ler. Continuação de muito sucesso!
    Beijinhos grandes…ah! E essa triffle tem cá um aspeto 😙

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: