Os troncos de natal são quase sempre apresentados com cobertura de chocolate negro, mais especificamente com ganache. Desta vez, resolvi fazer uma cobertura branca, a fazer lembrar a neve, tão característica desta época nos países frios. A massa foi aromatizada com raspa de limão e para o recheio utilizei compota de frutos vermelhos, com redução de 30% de açúcar.
Esta é uma torta muito fácil de fazer e que coze em apenas dez minutos. É, definitivamente, outra boa ideia para a vossa mesa de Natal.
Boas Festas!
Ingredientes para a torta
- 5 ovos
- 125g de açúcar
- 125g de farinha
- Raspa de um limão
- Margarina para untar
- Papel vegetal para forrar
- Açúcar para polvilhar
Ingredientes para o recheio
- Compota de frutos vermelhos com redução de açúcar
Ingredientes para a cobertura
- 5 claras de ovo
- Açúcar em pó
Preparação
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Separe as gemas das claras.
Bata as claras em castelo, junte o açúcar e bata até as claras ficarem bem firmes.
Adicione as gemas e bata mais 5 minutos.
Junte a raspa de limão e a farinha.
Envolva delicadamente.
Deite a massa no tabuleiro forrado com papel vegetal e espalhe. Utilizei um tabuleiro em alumínio com as dimensões de um tabuleiro de forno convencional.
Leve a cozer a 180ºC durante 10 minutos, apenas com a resistência inferior e no centro do forno. Retire do forno. Não deixe a torta ganhar cor e cozer de mais. Se ficar seca irá quebrar ao enrolar. Ao fim de 10 minutos, espete o palito e se vier quase seco a torta está cozida. Dependendo do forno poderá ter de adicionar mais 1 ou 2 minutos à receita.
Polvilhe um pano limpo com açúcar e por cima desenforme a torta (ou enrole-a no próprio papel vegetal e deixa que arrefeça assim e recheie-a no dia seguinte; com uma faca vá afastando o papel até ele sair completamente e recheie)
Deixe arrefecer 5 minutos.
Espalhe o recheio sobre a torta e enrole com cuidado.
Corte as pontas da torta.
Coloque a torta num prato próprio.
Corte na transversal um pedaço de torta, com a medida de 1/3 do tamanho total, para fazer um tronquinho e prenda-o à torta com ajuda de palitos, ou encoste-o simplesmente ao tronco principal.
Bata as claras em castelo e adicione aos poucos açúcar em pó até obter um merengue seguro. Para cinco claras utilizei 750 g de açúcar, mas sobrou metade do merengue, pelo que poderá optar por separar as claras em tigelas e ir fazendo o merengue que necessitar. Barre a torta com o merengue. Com um maçarico, aplique a chama suavemente para um efeito acastanhado. Decore com frutos vermelhos frescos ou com decorações de natal.
Com o merengue que sobrar poderá fazer suspiros. Não se esqueça de acrescentar umas raspinhas de limão ou outro aroma que desejar. Até poderá aplicar corante (de preferência em gel (adoro os da Wilton) e criar suspiros coloridos.
Poderá consultar aqui outro tronco de natal.