Ontem à tarde, dinamizei, na loja DeBORLA da Terceira, um workshop dedicado à Decoração de Mesas de Natal. De início foram idealizadas duas mesas representativas de uma Ceia de Natal, mas, devido ao entusiasmo das participantes, acabámos por decorar uma terceira mesa. De facto, a coleção, presente no catálogo de Natal deste ano, de loiças, atoalhados, talheres e de decoração serviu de mote e de motivação para uma tarde em que se conjugaram saberes e dicas de decoração. Só assim concebo um verdadeiro workshop, com o apoio e contribuição dos participantes. Muito obrigada a todas. Por ter sido este o último workshop de 2016, resolvi retribuir todo o carinho que tenho recebido por parte das clientes DeBORLA partilhando com todas um bolo de noz, figos passados e especiarias, com decoração natalícia, e as tradicionais rosas do Egito, ambos acompanhados com um reconfortante chá inglês.
E que comecem então os preparativos para as nossas mesas de Natal!
Bolo de noz, figos passados e especiarias
Ingredientes
- 4 ovos
- 500 g de açúcar
- 100 g de manteiga
- 120 g de manteiga de amendoim
- 100 g de doce de uva-da-serra (com doce de figo fica ainda melhor)
- 160 g de nozes
- 12 figos passados
- 150 g de caramelo líquido
- 150 g de leite
- 400 g de farinha com fermento
- 1 colher de sopa de fermento
- 1 colher de sopa de melaço
- 1 colher de chá rasa de canela
- 1 colher de chá rasa de gengibre
- 1 colher de café de noz-moscada
Preparação
Num robô de cozinha ou numa picadora trituram-se as nozes grosseiramente. Reservam-se. Faz-se o mesmo aos figos passados ( não se esqueçam de lhes tirar antes o pezinho), mas trituram-se um pouco mais.
Numa tigela, ou no copo do robô de cozinha, batem-se as manteigas com o açúcar. Junta-se o doce, o caramelo líquido e o melaço e bate-se novamente. Adicionam-se as especiarias e o leite, batendo-se de novo. Junte um ovo de cada vez, batendo entre adições e, de seguida, a farinha e o fermento peneirados. Envolva na massa o miolo de noz e os figos triturados e leve a cozer em forno-pré-aquecido durante 60 minutos.
Notas: Utilizei uma forma sem buraco e em forma de flor. Após 45 minutos, faça o teste do palito para verificar a cozedura, que depende de forno para forno.
Decoração do bolo
Glace (sem claras)
- 200g de açúcar de confeiteiro
- 3 colheres (sopa) de água
- enfeites (rena/arranjo floral com pérolas)
Coloque o açúcar numa taça e vá acrescentando a água morna e misturando bem com uma espátula.
Se necessário, adicione um pouco mais de água para obter uma massa suficiente densa e lisa.
Verifique a consistência do preparado, mergulhando nele as costas de uma colher (deve permanecer coberta por uma fina camada de glace).
Verta toda a glace no centro do bolo ( já desenformado e frio). Com a espátula e entre cada pétala da flor vá fazendo deslizar a glace. Deixe que esta seque antes de polvilhar as partes não cobertas pela glace com açúcar em pó. Para o efeito, utilize um polvilhador ou um simples coador.
Que bolo lindíssimo e a decoração top!
Bjs
GostarGostar
Obrigada Susana! É um bolo muito simples, mas ficou delicado! beijinhos
GostarGostar