A lactose é o açúcar presente no leite de origem animal e seus derivados. É um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose.No leite humano a lactose representa cerca de 7,2% e no leite de vaca cerca de 4,7%.

A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose – um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária de da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.

Existem três tipos de intolerância à lactose: a intolerância à lactose primária, resultado do envelhecimento. É comum em pessoas de idade mais avançada; a intolerância à lactose secundária, resultado de alguma doença ou ferimento e a intolerância à lactose congénita, quando a pessoa já nasce com esta condição.

Face a este problema, muitos alérgicos e intolerantes à lactose optam por manteigas sem lactose. Eis alguns exemplos.
33

Manteiga de Côco

36

  • 300g de côco ralado
  • uma  pitada de sal
  • óleo de côco

Preparação

1. Coloque  o côco ralado no robot de cozinha. Utilize a velocidade máxima para picar.

2. Depois de dois minutos pare e misture o côco com uma colher.

3. Volte a picar mais dois minutos e pare para remexer o côco. Repita este processo até começar a obter uma pasta quase líquida. Dependendo da potência do Robot pode levar 10 a 20 minutos a ficar no ponto. Se tiver com dificuldade em picar o coco, pode acrescentar uma colher de sopa de óleo de côco. Assim vai obter a manteiga mais rapidamente e também ficará mais suave e fácil de barrar. Se quiser, pode colocar uma pitada de sal.

4. Guarde a manteiga em frascos, no frigorífico caso a prefira mais sólida ou no armário se quiser que fique mais suave.

Manteiga de Amêndoa

37

600g de amêndoas cruas sem pele

2 colheres de sopa de mel ou de adoçante natural stévia em pó (ver tabela de conversão)

óleo de coco (facultativo- não usei)

1 pitada de sal

 

Manteiga de Amendoim

600g de amendoins sem casca ao natural

2 colheres de sopa de mel ou adoçante natural stévia em pó( ver tabela de conversão)

óleo de coco – facultativo (não usei)

1 pitada de sal

 

Preparação de ambas as manteigas

1. Espalhe os frutos secos num tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal ou toste-os na frigideira até ficarem torrados ( sem queimar) para que libertem os óleos naturais do fruto. Vigie e mexa, de vez em quando.

2. De imediato, adicione os frutos torrados num processador de alimentos ou liquidificador e triture na velocidade máxima até se transformarem em farinha.

3. Limpe o copo e triture novamente (numa velocidade intermédia, se usar a bimby vel.7)

4. À medida que se vai triturando a farinha, esta começa a formar uma bola de massa. Mexa e volte a triturar, até obter a consistência desejada.

5. Adicione o mel ou o adoçante e uma pitada de sal.

6. Coloque a manteiga num frasco de vidro e armazene no frigorífico.

Notas

1. O tempo para fazer a manteiga depende do aparelho e da temperatura dos frutos secos que se utiliza. Triture-os ainda quentes.

2. As manteigas de amêndoa e de amendoim e o creme de avelãs com cacau alteram pouco a sua consistência, depois de refrigeradas. São sempre fáceis de barrar.

3. Pode optar por já comprar os frutos secos torrados, ou até fritos, e salgados. Passa de imediato à fase da trituração. No caso dos frutos secos fritos ou salgados não utilize sal na receita.

32

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.