“UMA IGUARIA COM CASTANHAS” é o tema da 30ª edição do “Dia Um.. Na Cozinha”. Como estamos na época das castanhas, eu estou certa de que o desfile deste mês vai ser fenomenal.
Tradicionalmente, as castanhas querem-se quentes e boas, de preferência assadas na brasa ou a acompanhar um prato de forno. Têm também presença importante na doçaria na forma de bolo, de tarte e de pudim. São muito ricas em nutrientes e vitamina C, sendo isentas de gordura. Foram durante muitos anos o substituto da batata, antes de esta ser introduzida na Europa.
Em suma, as castanhas, quer sejam assadas, fritas, cozidas, utilizadas em sopas e guisados ou transformadas em farinha, são muito apreciadas pela maior parte dos portugueses.
A minha sugestão recai hoje na marmelada de castanha ou castanhada, ideal para acompanhar pão ou bolachas de água e sal nos pequenos-almoços e lanches de outono.
Espero que gostem!
Ingredientes
1,500 kg de castanhas
800 g a 1 kg de açúcar
1 vagem de baunilha
Preparação
1.Coza as castanhas descascadas mas com pele.
2. Retire-lhes a pele enquanto ainda estão quente e passe-as pelo passe-vite.
3. À parte, prepare uma calda de açúcar em ponto de pérola usando 1 quilo de açúcar para cada quilo de puré de castanha.
4. Depois de misturar a calda no puré de castanha, junte o interior da vagem de baunilha e leve-a novamente ao lume, mexendo sempre até fazer estrada.
5. Guarde no frigorífico a marmelada de castanha em marmitas forradas com papel vegetal.
Patrícia,
Nada melhor que uma tacinha desta marmelada de castanha para me encher a alma. Adoro castanhas e compota de castanha. Mas a receita desta castanhada já está marcada para ser preparada.
Beijinho
Ana
GostarGostar
Ai que coisa boa que deve ser essa castanhada!!!
Fiquei com vontade de experimentar
Um beijinho e boa semana
GostarGostar
Bem que provava uma dessas bolachinhas, deve ser uma delicia.
Bjs.
Paula
GostarGostar
Marmelada ou castanhada, de qualquer jeito ficou deliciosa! Lindas fotos! Adorei a sugestão! =)
Bjs :*
GostarGostar