No sábado passado, decorreu o primeiro workshop para jovens. Lembrei-me deste tema para este workshop porque algumas mães têm mostrado interesse em levar as suas filhas a assistir os workshops que faço. No último que fiz, recordo-me de uma mãe que trouxe as três filhas adolescentes porque acha ser essencial que a juventude comece desde cedo a aprender a cozinhar alguns pratos, sendo estes o ponto de partida para receitas mais diversificadas e complexas. Esta foi uma iniciativa singular em muitos aspetos: pela adesão dos participantes, pelo entusiasmo aquando da realização das receitas e pela festa final que consistiu na prova de todas as receitas elaboradas com a ajuda destes cozinheiros de palmo e meio. Para além destes, muitos pais e mães assistiram ao workshop, sempre atentos ao desempenho dos seus filhotes. Comecei por dizer a todos os jovens que com certeza teriam planos para o futuro e que nestes poderiam estar incluídos um bom trabalho, uma casa de sonho, um bom carro, de preferência com motorista e um cozinheiro pessoal para tratar das ementas lá de casa, libertando-lhes assim desta tarefa que para a grande maioria das pessoas é necessária e rotineira. Sem querer destruir os seus sonhos, ou a possibilidade de fazerem as suas refeições sempre em restaurantes, estive cerca de duas horas e meia com esta juventude com o objetivo de colaborar com os pais no ensino de pratos simples e essenciais. Elaborei previamente um caderno de receitas para cada participante composto de duas sopas, de dois pratos principais e de duas sobremesas. Confecionámos em conjunto uma canjinha, que mais tarde disseram estar deliciosa, esparguete à carbonara, ovos mexidos com bacon, bolo de chocolate na caneca e bolachinhas recheadas com chocolate de leite e amêndoas e marshmallows, ou seja, os conhecidos S’mores.
Expliquei-lhes também que saber cozinhar será uma mais-valia para a vida futura deles, tal como será saber conduzir ou tratar da casa, de crianças ou de idosos. Temos e devemos estar recetivos para aprender, mesmo que muitas vezes nem gostemos muito dessas tarefas. Disse-lhes que existem truques para executarmos bem essas tarefas, muitas delas tão essenciais à nossa sobrevivência. Garanti-lhes que dominar algumas receitas os ajudaria quando se vissem sem os pais, como por exemplo, quando fossem estudar para a universidade, muitas vezes longe de casa. Referi ainda que aprender a cozinhar apenas nessa altura acabaria por ser mais um encargo que teriam de assumir a juntar a tantos outros inerentes ao início de uma nova etapa, quer seja escolar, pessoal ou profissional.
Antes de começarmos a cozinhar, expliquei-lhes as seguintes REGRAS DE OURO
Antes de Cozinhar
- Pede sempre autorização ou ajuda a um adulto antes de começares a cozinhar.
- Lava as mãos antes de começares a cozinhar e depois de manuseares carne crua.
- Usa um avental para não sujares a roupa.
- Lê a receita e vê se tens todos os ingredientes e utensílios necessários.
- Verifica cuidadosamente os ingredientes (se estão em condições; os prazos de validade)
Durante a Preparação
- Segue as instruções passo a passo, pedindo a um adulto para esclarecer o que não perceberes.
- Lava a fruta e os legumes para remover sujidade e químicos.
- Usa uma tábua de cortar para o corte dos legumes e outra diferente para o corte de carne.
- Tem especial cuidado com tesouras e facas. Pede ajuda a um adulto.
- Não saias da cozinha enquanto estiveres a cozinhar e mantém os teus cozinhados debaixo de olho.
- Tem cuidado ao usares o forno e usa sempre luvas de cozinha.
Depois da Preparação
- Depois de usares o fogão, a placa elétrica ou o forno não te esqueças de o desligar.
- Ajuda a limpar a cozinha, a guardar os utensílios e a lavar a loiça.
- Escolhe uma toalha bonita para a mesa. Coloca, os pratos os talheres, os copos e delicia-te com as tuas saborosas criações.
Se desejarem espreitar as fotos do workshop, estas encontram-se neste link.
Tiveste um grupinho bem jeitoso! Que bom! Tenho a certeza que adoraram a experiência e que ficaram a ver a culinária com outros olhos! Venham mais! Beijinhos
GostarGostar