Aproximam-se tempos de excessos, mesmo que mais contidos do que em anos anteriores. Vestígios da época na natalícia já despontam nas ruas, nas lojas e nas publicidades televisivas, apelando ao consumismo frenético. As despensas das nossas cozinhas já armazenam embalagens que anteveem a elaboração próxima de iguarias que “decorarão” a mesa da sala de jantar até ao dia de reis . Nas prateleiras dos armários, convivem, lado a lado, os frutos cristalizados, as nozes, as amêndoas e os pinhões, presenças obrigatórias no bolo de natal e no bolo-rei ou rainha, o frasco de melaço de cana e os chocolates com recheio de licor, embrulhados em papéis coloridos, que nos abrem o apetite à gula cada vez que temos de abrir a porta do armário para ir buscar um simples e pálido pacote de arroz.
Em contraponto a este ambiente pré-festivo encontra-se o batido de tamarilhos e kéfir*. Em comum com a época de natal tem apenas a cor vermelha do fruto e o facto de o tamarilho ser característico desta altura do ano. Lembrei-me da receita por ter um enorme poder antioxidante quer por parte do kéfir quer por parte deste fruto em si. Poderá, por isso, ser perfeitamente uma opção de pequeno-almoço, depois de termos cometido alguns excessos de véspera.
É uma ótima e simples receita que nos faz sentir bem com a nossa consciência depois de nos termos deliciado a pecar.
*quefir (francês képhir ou kéfir, de palavra caucasiana)
Outra sugestão:




Estes dias tenho bebido o meu kefir batido com banana, mel e um pouco de canela. Delicioso 🙂
GostarGostar
Que deliciosos deve ser! Só pelo aspecto já tou tentada a dar um gole 🙂 tamarilho? Conhecia esse fruto por tomate-maracujá 🙂 E kefir não conheço… Será que aqui para estes lados do atlantico há? Tenho que me por em modo de busca 🙂
Um beijinho!
GostarGostar
Olá Patrícia 🙂
Vim já espreitar pois fiquei curiosa com o teu batido. O tamarindo nunca provei acreditas?
Mas já usei o kefir em batidos, de maçã e canela! Sabe tão bem. Embora me lembre mais a época de verão 🙂
Foi nesses dias de sol que me lembrei ao ver a cor linda do teu batido.
Um beijinho.
GostarGostar
Olá Patricia 🙂
As tuas fotos estão tão lindas, as cores são espectaculares e gostei do pormenor de teres escrito a receita na foto, ficou invulgar ! 🙂
Não conheço esse fruto, não sei qual o sabor, mas é um fruto lindo e a cor do batido ficou fantástica !
Nunca usei kefir, nem nunca vi ! 😦
Beijinhos
GostarGostar
A isto é que eu chamo uma bomba vitaminica! É só saúde!! Gosto de tamarilhos mas os dos meus pais ainda não estão bem maduros…
GostarGostar