Desde a minha infância que se confecionava esta receita de araçá. Comíamo-la como sobremesa ou ao lanche. Mas, vendo bem as coisas, a receita é uma espécie de iogurte devido à consistência, resultante da ação da pectina depois de algumas horas no frigorífico.
Para atribuir a esta receita uma textura ainda mais interessante, retirei as sementes do araçá, com recurso a um passe-vite e introduzi as sementes de chia, que ao hidratarem em contacto com o preparado de araçá e leite de amêndoa, criaram a consistência perfeita a este iogurte que, independentemente da designação que lhe quisermos atribuir, é detentor de um sabor exótico e viciante.
Ingredientes para o iogurte
- 3/4 de copo da varinha mágica de araçás
- 10 colheres de sopa de leite de amêndoa
- 2 colheres de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de sementes de chia
Preparação
|Lavam-se os araçás e retiram-se-lhes as extremidades (ponta e pé)
|Colocam-se no copo da varinha mágica e trituram-se adicionando aos poucos o leite de amêndoa.
|Passa-se este preparado num passe-vite e volta-se a colocar no copo da varinha ( evitando assim sujar-se mais loiça- quem lava a loiça cá em casa sou eu, por isso, este é um pormenor importante)
|Adoça-se com mel ou com açúcar mascavado (prefiro o mel, pois dilui melhor). Poderá substituir por stévia (veja a tabela de proporções no frasco de stévia).
|Juntam-se as sementes de chia e mexe-se bem.
|Leva-se ao frigorífico um mínimo de duas horas antes de consumir.
|Se preferir seguir a sugestão das fotos, faça gelatina de mirtilo (ver abaixo), deixe que solidifique num pirex retangular e corte-a em cubos, misturando, posteriormente os cubos de gelatina com o iogurte de araçá. Terá assim uma sobremesa saudável e deliciosa.
Ingredientes para a gelatina de mirtilo 0% de açúcares
1 embalagem e gelatina de mirtilo 0% de açúcar
500+500 ml de água
(seguir as instruções da embalagem)