Qualquer pessoa que tenha visitado um mercado alemão ou austríaco na época do Natal conhece o Glühwein. Caracteriza-se por ser um vinho quente aromatizado com laranja e especiarias . A sua origem está associada a países com invernos muito rigorosos sendo, por vezes, confundido com bebidas como o mulled wine, a versão inglesa e a bebida preferida das festas da Inglaterra Vitoriana, o glogg , um preparado sueco à base de vinho aquecido com açúcar e bebidas destiladas, servido em copos com amêndoas e uvas passas e o eggnog ou posset, também originário de Inglaterra. Este último começou a se consumido no século XIV e ganhou popularidade quando a receita foi levada pelos Pilgrims para as colónias americanas, passando a ser considerado como a bebida das classes populares. O mesmo aconteceu com o mulled wine.
Se no passado a utilização no vinho de especiarias e de açúcar em excesso servia, por vezes, para disfarçar um vinho de menor qualidade, hoje estes ingredientes conferem vida e perfume a estas bebidas.
Sirva o Glühwein num dia frio e, de preferência, partilhe-o com amigos.
Glühwein
Ingredientes
- 3/4 chávena (180 ml) de água
- 3/4 chávena (150 g) de açúcar
- 1 canela em pau
- 3 sementes de cardamomo
- 1 laranja ou 4 tangerinas
- 8 cravos-da-índia inteiros
- 3 estrelas de anis
- 1 (750 ml) garrafa de vinho tinto de qualidade (utilizei Mula Velha)
- 2 cálices de vinho do Porto (facultativo)
- Numa panela, misture a água, o açúcar e o pau de canela. Leve a ferver, diminua o lume e mantenha a água fervendo em lume baixo.
- Corte a laranja ao meio e esprema o sumo sobre a água enquanto esta ferve. Fure a casca da laranja com os cravos-da-índia e coloque a laranja com os cravo na água em ebulição. Mantenha a panela ao lume até que a água esteja com a consistência de uma calda doce.
- Misture o vinho, aumente o lume, mas não deixe o vinho ferver.
- Retire do lume e deixe descansar durante 1 hora.
- Coe e sirva o Glühwein em canecas ou em copos pré-aquecidos.