Os biscotti , originários da cidade italiana de Prato (Biscotti di Prato), são biscoitos de massa seca e crocante, porque são cortados ainda quentes e assados duas vezes. Tradicionalmente, as amêndoas fazem parte da receita, por isso, eu quis manter a tradição, apesar de uma porção delas serem tostadas e salgadas. Nesta minha versão, as cerejas vermelhas em calda trouxeram doçura e colorido à massa. Na Itália, os biscotti são servidos após a refeição com vinho, Vin Santo, ou vinho de sobremesa, sendo mesmo mergulhados no vinho antes de saboreados.
Respondi, assim, à última chamada do desafio da Manuela, Vamos Fazer Bolachas, este mês na categoria Biscotti, e arregacei mangas no sentido de saírem da minha cozinha as primeiras bolachas deste tipo. Para estreante, acho que até me safei bem.
Ingredientes
2 chávenas e meia de farinha com fermento
3/4 chávena de açúcar
2 colheres de chá de fermento
5o ml de natas light
2 ovos grandes
45 g de cerejas em calda
45 g de amêndoa salgada torrada com casca
45 g de amêndoa laminada
1 colher de café de extrato de baunilha
Preparação
Num alguidar, ir adicionando a farinha, o fermento, os ovos, as natas e o açúcar aos poucos.
Quando estiverem muito bem misturados, junta-se a cereja cortada aos pedacinhos, a amêndoa laminada e a amêndoa salgada cortada grosseiramente às rodelas. A massa tende a prender-se às mãos pelo que terá de se ir juntando farinha.
Forra-se o tabuleiro do forno com uma folha de papel vegetal e coloca-se a massa em cima já com o formato de um tronco.
Coze em forno pré-aquecido a 200 ºC cerca de meia hora. Deixa-se arrefecer um pouco antes de fatiar. Utiliza-se uma faca de serrilha
Depois liga-se novamente o forno e levam-se as fatias a tostar levemente (cerca de 10 minutos), virando-as a meio da cozedura para que tostem dos dois lados. Retiram-se e deixam-se arrefecer. Guardam-se de imediato num recipiente hermético.
Nunca experimentei, tenho o livro da Popina que tem algumas receitas que ando de olho! Olha, estes ficaram mesmo apetitosos!
Bjinhos
GostarGostar
Então estás como eu antes de fazer esta experiência. Faz e vais ver que valem todos os ingredientes incluídos. bjs e obrigada pela visita.
GostarGostar
Estão muito bonitos, Patricia!
Também foi a 1ª vez que fiz biscotti, e nem ligando muito a bolachas e biscoitinhos, adorei e rendi-me a estes. Adoro a sua riqueza e versatilidade 😉
Bjinhos
GostarGostar
Pois eu, ao contrário de ti, ligo muito a bolachas e biscoitos. Se calhar não devia mas adoro trincar um biscoitinho enquanto vejo a minha série favorita. Os biscotti são muito versáteis. Tens razão.
beijinhos e uma boa semana.
GostarGostar
Olá Patrícia,
ficaram lindos os teus primeiros biscotti!
Eu adoro fazer estes biscoitos, ficam super crocantes e são delicosos para comer em qualquer altura.
O tempo já começa a pedir destas coisas boas.
Um beijinho.
GostarGostar
Já anda já. O tempo já pede forninho e coisas boas. Tenho de ir espreitar as tuas receitas de biscottis, pois agora estou fã deles.
beijinhos para ti.
Patrícia
GostarGostar
Eu já fui tarde para o dia dos biscotti 😦 mas já fiz uns entretanto. Os teus estão lindos, só a cereja em calda é que não me convence muito 😉
Beijinhos
GostarGostar
Por ser a primeira vez que os fiz, estava com receio do produto final. No entanto, gostei muito. Podes substituir a cereja em calda por frutas cristalizadas ou utilizar mesmo só frutos secos. Confesso que aproveitei para usar umas cerejas que jaziam no fundo do frasco, mas que depois me surpreenderam.
beijinhos
GostarGostar
Fiz apenas uma vez mas os homens não apreciaram muito
Estes ficaram tão lindos e devem ser tão bons!!!
Já iam….
bjs
GostarGostar
Aqui em casa apreciaram os biscotti, penso eu por ter amêndoa. Os fruto secos são o nosso ponto fraco.
Beijinhos para ti São e uma ótima semana.
Patrícia
GostarGostar
É minha primeira vez no seu blog, e estou achando ele lindo! Parabéns!
Adoro biscottis, minha vó é Italiana então os prepara sempre.
Esta sua receita de biscotti de cereja com amêndoas parece ser demais! Vou ter que experimentar, e vou mandar a receita para a minha vó também. Acho que ela vai adorar.
Bjs
Ana
GostarGostar