Atribuir o nome “Portão de Quinta” a uma sobremesa encerra muito de telúrico, de rústico e de poético. E eu gosto de receitas detentoras de nomes bonitos. Mais vulgar seria dizer que é apenas um cheesecake com palitos. Mas Portão de Quinta foi o que me cativou em primeira instância nesta receita.
Redescobri- a enquanto folheava o meu caderno onde anoto as receitas de doces. A minha prima Gracinda foi quem ma transmitiu há alguns anos atrás. Estava esquecida entre folhas e linhas. Hoje veio à luz.
Ingredientes
2 pacotes e meio de palitos de champanhe
2 pacotes de queijo philadélfia
800 ml de natas para bater
8 colheres de sopa de açúcar
3 folhas de gelatina
1 frasco de doce extra de cereja
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 forma de fundo amovível(com fivela lateral)
Preparação
1. Batem-se as natas ( que devem estar refrigeradas) até ganharem consistência.
2.Junta-se o açúcar às natas. Duas colheres para cada pacote de natas. Bate-se muito bem, até o açúcar perder o granulado.
3. Adiciona-se o queijo philadelfia e o aroma de baunilha e bate-se novamente.
4. À parte, hidrata-se a gelatina, partida aos pedacinhos, em dois dedos de água. Leva-se ao micro-ondas durante 10 segundos sem deixar que ferva. Deixa-se arrefecer e junta-se ao preparado anterior.
5. Corta-se uma das pontas dos palitos que irão forrar lateralmente a forma. Molha-se a ponta cortada de cada palito no creme e coloca-se à volta da forma em pé com o lado do açúcar virado para fora. (ver foto). Forra-se o fundo da forma com creme e com palitos.
6. Verte-se sobre os palitos metade do creme. Dispõe-se outra camada de palitos. Por cima, coloca-se outra camada de creme. Vai ao frigorífico de uma dia para o outro.
7. Retira-se do frigorífico e pouco antes de servir dispõe-se o doce de cereja (ou outro do agrado).
Notas
O doce extra de cereja que utilizei é da marca Euroshopper e é vendido aqui no supermercado Guarita. Acho-o superior aos enlatados com recheio de tartes pois este doce é ligeiramente ácido, contrastando, no meu entender, com o creme de natas e queijo. Contrariamente ao que se possa pensar, esta sobremesa não é muito doce.
A receita poderá ser feita utilizando os ingrediente pela metade pois rende muito, ficando do tamanho de um bolo normal.
Que delícia ……
GostarGostar
Um nome inesperado, de facto, mas que se entende pela imagem… Os palitos sugerem um portão… Ficou lindissimo, esse portão da quinta, e deve ser delicioso!
Beijinhos
GostarGostar