S. Martinho – Parte I
A tradição exige que as castanhas sejam assadas no assadouro de barro ou de metal ou mesmo diretamente na brasa já adormecida.
Esta minha pré-comemoração do São Martinho constitui uma não-receita por ter decidido assar castanhas sem recorrer aos utensílios tradicionais. Amanhã, domingo, em casa da minha irmã, comemoraremos então o dia deste santo com todos os pormenores da tradição.
Dei-lhes um corte e aconcheguei-as dentro da Actifry. Marquei 20 minutos. Fui à estante dos livros de culinária e retirei um livro que sabia ter receitas de outono. Sentei-me no balcão da ilha e comecei a folhear folha atrás de folha, fazendo pausas nesta ou naquela receita. Uma estranha forma de relaxar.
A Actifry emitiu um sinal sonoro. Estavam prontas as nossas castanhas assadas.
Ainda dentro do recipiente da Actifry, salpiquei as castanhas com sal grosso e envolvi-as com uma espátula de madeira . Retirei-as para um pano da louça. Fechei o pano com um nó e coloquei as castanhas assadas dentro de um tupperwear para que ficassem quentinhas. Trouxe-as para a mesa e servimo-nos de uma, de outra, de mais outra …
Isso costuma acontecer muito em nossas vidas.A gente prepara um determinado ingrediente pensando em uma receita e quando nos damos conta gostamos tanto do ingrediente puro que fica sem nenhum para a receita.Acontece muito isso aqui em casa com amendoins torrados e nozes descascadas.Quando vou usa-los já se foram, rsrs.Beijos, tenha um ótimo domingo.
GostarGostar
Amendoins e nozes também não duram muito na despensa. Os frutos secos são uma tentação. Crocante atrás de crocante e sem darmos por isso…acabou. Beijinhos
GostarGostar
A tradição já não é o que era 🙂
Por cá assamos no forno a lenha, aceso aos finais de tarde e noite, que não se pode com o frio na cozinha!
Sabem tão bem…
Olha, fiz já imensas vezes mas só há pouco tempo publiquei o teu bolo de chocolate que para mim é dos meus favoritos! Obrigado pela receita uma vez mais.
Bom domingo! Beijinho.
GostarGostar
É tão bom cozinhar nas brasas ou no forno de lenha. Sentimo-nos a voltar às origens. Por cá o São Martinho trouxe-nos dias bem amenos e solarengos, o típico verão de são martinho, sem frio, portanto.
Fico tão contente por gostares da receita do bolo de chocolate. É mesmo uma delícia. A Guida, do blogue Panelas sem depressão também já fez esta receita mais do que uma vez e todos adoram lá em casa. Nem sabes como me fizeste feliz. A essência dos blogues está nestas partilhas. Um abraço.
GostarGostar
Olá Patricia 🙂
Tenho de comprar um assador de barro assim, vi-os à venda em tantos lados mas fui deixando passar e ainda não comprei, mas de facto as castanhas ficam completamente diferentes assadas nesses assadores.
As tuas ficaram com um aspecto excelente assadas na Actrify, ninguém diria ! .:-)
Já andei a cuscar o teu bolo de chocolate, que a Inês fez há pouco… parece uma autêntica delicia, guardei a receitinha, um dia calha ! 🙂
Beijinho
Isabel
GostarGostar
Sem dúvida que um fogão de lenha e umas brasas dão logo outro tempero à comida. Passado o Verão ainda não acendi o meu fogão de lenha. Com os dias a arrefecer vai apetecendo, mas ando com uma certa preguiça.
GostarGostar