
nfd
O coelho, tal como o cabrito ou o borrego, é uma carne apreciada por muitos e por poucos. Perece antagónica esta frase, mas o que é certo é que, por falta de hábito de consumo, muitas pessoas dizem não apreciar estas proteínas por não terem sido expostos às mesmas desde a infância.
Cá em casa, nós adorámos, talvez mais por influência do meu marido. Em vez de comprarmos o coelho nas grandes superfícies, preferimos adquirir diretamente a um criador local de confiança.
Adoramos pratos de coelho, frito, estufado, ou até mesmo assado em alguidar de barro, ao jeito da tradicional alcatra terceirense. Desta vez, o coelho foi assado numa assadeira de barro, tendo toda a família adorado a receita, que passo de imediato a partilhar convosco
- 2 coelhos aos pedaços
- 2 c. sopa de pimenta da terra
- 3 c. sopa mostarda à antiga
- 2 folhas louro
- 400 ml cerveja
- 1 cebola
- 2 ramos de alecrim
- qb pimenta moída
- q.b paprika defumada
- 2 c. chá sal
- 4 c. sopa azeite
- Tempere os pedaços de coelho com a pimenta da terra e a mostarda.
- Junte as folhas de louro partidas em pedaços, os ramos de alecrim, o alho partido às rodelas finas, a cebola partida às meias luas e a cerveja.
- Misture bem e deixe marinar, pelo menos, 24 horas no frigorífico.
- Pré-aqueça o forno a 180˚ C.
- Disponha os pedaços de coelho numa assadeira, regue tudo com a marinada, o azeite, tempere com pimenta moída, paprika, sal e asse no forno durante 60 minutos.
Acompanhe com puré de batata e azeitonas do Porto Martins.