Os bolos de massa sovada são um doce regional dos Açores. São feitos com maior frequência por altura da Páscoa e da festas em honra do Divino Espírito Santo. São presença obrigatória em todas as funções realizadas de Maio em diante em todas as freguesias dos Açores.
As receitas de massa sovada variam de ilha para ilha, podendo ser mais ou menos condimentadas. No entanto, são sempre confecionadas à base de farinha, açúcar, leite e ovos. Estes bolos são distribuídos nos bodos de leite às crianças e dados a provar a todos os que se dirigirem aos impérios do Espírito Santo. Na gastronomia açoriana, acompanham pratos típicos. Aqui na ilha Terceira, a massa sovada serve de acompanhamento ao prato regional, denominado de Alcatra, cuja receita poderão ver aqui. e aqui.
Voltando à massa sovada, eu sou um pouco suspeita porque gosto muito da confecionada na ilha do Faial, muito aromatizada pelo limão e pela canela, mas tenho muitas amigas que afirmam veemente que a melhor massa sovada dos Açores é a feita na ilha Graciosa. Neste sentido, e porque prezo a amizade e as tradições, pedi a esta amiga a receita típica, a qual tive permissão de partilhar convosco.
O curioso nesta partilha é que o pedido para divulgar a receita veio de uma amiga que ainda não a tinha e que estava desejosa de a experimentar em forno de lenha. No fim da publicação, partilho a foto dos bolos de massa sovada da Sónia Gouveia, seguindo a receita dos 5kgs de farinha. E que lindos ficaram!
Ingredientes para 9 bolos de massa sovada médios (para a massa)
(ver abaixo a adaptação para 1 kg de farinha)
Todos os ingredientes deverão estar à temperatura ambiente.
- 5 kg de farinha de trigo T-65 (Moagem Terceirense)
- 1kg+1/4 de açúcar
- 4 dúzias de ovos (tira-se uma dúzia de claras)
- 1+1/2 pacote de manteiga (375g)
- 250 g de banha
- cálice de aguardaente a gosto
- canela a gosto
Ingredientes para o fermento da massa sovada
- 6 ovos
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 6 colheres de sopa de farinha
- 2 colheres de sopa -bem cheias-de fermento granulado (aprox.110g)
- 6 colheres de sopa de água morna para diluir o fermento
Ingredientes para um kg de farinha (1 bolo de massa grande ou 2 médios)
- 1 kg de farinha de trigo T-65 (Moagem Terceirense)
- 250 g de açúcar
- 10 ovos (tiram-se 7 claras)
- 75 g manteiga
- 50 g de banha
- cálice de aguardaente a gosto
- canela a gosto
Ingredientes para o fermento da massa sovada
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de farinha
- 2 saquetas de fermento granulado (22g)
- 2 colheres de sopa de água morna para diluir o fermento
Modo de Confecionar Tradicional (ver abaixo o modo robô de cozinha- versão 1 kg)
1. Prepare o fermento. Junte o ovo batido, o açúcar e o fermento diluído num pouco de água morna. Adicione a farinha de trigo , misture e abafe durante 30 m a 1 hora.
2.Peneire a farinha para um alguidar, juntamente com o açúcar e a canela. Faça uma cova no meio. Nessa cova, vá batendo os ovos sem os misturar com a farinha. Junte a manteiga derretida (sem ferver) e a banha, a aguardente e, por fim, a massa de fermento.
3. Amasse bem até a massa fazer bolhas e se soltar do alguidar. Tape em seguida, abafe e deixe levedar durante algumas horas (5 pelo menos)
4. Quando a massa estiver lêveda, tire pedaços do tamanho em que desejar os bolos e molde-os, em bolos redondos maiores ou menores, colocando-os em cima de folhas de conteira ou em cima de toalhas empoadas com farinha. Também pode ser cozida em forma de bolo redonda sem buraco ou em tabuleiro retangular. Nos bolos redondos, com uma tesoura, faz-se um pequeno corte em cruz no cimo do bolo. Nos bolos de tabuleiro, faz-se, com uma faca, um corte , com pouca profundidade, no meio da massa.
5. Depois de levedarem mais um pouco, pincele os bolos de massa com gema de ovo diluída num pouco de clara. Há quem pincele com manteiga ou com leite.
6. Leve os bolos a cozer em forno forte.
Preparação em robô de cozinha Bimby ( 1kg de farinha)
Todos os ingredientes deverão estar à temperatura ambiente.
1. No copo da Bimby, faz-se primeiro o fermento e deixa-se lá a levedar cerca de 30 minutos. Marca-se 37ºC, 2 minutos, vel. 3.
2. Depois, insere-se a borboleta e colocam-se os ovos. Marca-se 2minutos.Vel. 3,5.
3. Ainda com a borboleta, Junta-se o açúcar, a manteiga e a banha. Marca-se Vel. 6 durante 2 minutos. Retira-se a borboleta.
4. Adiciona-se a canela e a aguardente. Marca-se 30 segundos Vel. 4.
5. Com a máquina na Velocidade 2, vai-se adicionando metade da farinha aos poucos.
6. Marca-se 3 minutos. Vel. Espiga.
7. Com a máquina na Vel. 2, vai-se adicionando a outra metade da farinha.
8. Marca-se 3 minutos. Vel. Espiga.
9. Retire a massa do copo e coloque-a num alguidar pequeno. Abafe-o com uma toalha e com um cobertor e coloque a massa a levedar em lugar onde bata o sol. (meto dentro do meu carro…eheheheh- fica a dica)
10. Quando a massa estiver lêveda, tire pedaços do tamanho em que desejar os bolos e molde-os, em bolos redondos maiores ou menores, colocando-os em cima de folhas de conteira ou em cima de toalhas empoadas com farinha. Também pode ser cozida em forma de bolo redonda sem buraco ou em tabuleiro retangular. Nos bolos redondos, com uma tesoura, faz-se um pequeno corte em cruz no cimo do bolo. Nos bolos de tabuleiro, faz-se, com uma faca, um corte , com pouca profundidade, no meio da massa.
11. Depois de levedarem mais um pouco, pincele os bolos de massa com gema de ovo diluída num pouco de clara. Há quem pincele com manteiga ou com leite.
12. Vai a cozer em forno forte, pré-aquecido a 200 ºC, durante 40 minutos.
Cá está a mesa de bolos de massa da Graciosa da Sónia Gouveia. Linda!