Quando faço pão, gosto de o fazer de véspera. Começo a preparar a massa, a qual fica a levedar entre 12 a 24 horas. Com a prática, irão ver que fazer pão em casa não dá assim tanto trabalho. Deste modo, controlamos os ingredientes que utilizamos e impedimos o consumo de melhorantes e conservantes, presentes nos pães de compra.

Ingredientes

  • 500 g de farinha T65
  • 130 g de farinha de batata-doce
  • 100 g de farinha de abóbora
  • 60 g de açúcar
  • 10 g de sal
  • 500 ml de água morna
  • 1 saqueta de fermento granulado (Fermipan)
PASSO 1. Coloque todos os ingredientes secos num alguidar. Faça uma covinha no meio e vá juntando a água morna e amassando ao mesmo tempo. Amasse durante um mínimo de 15 minutos para ajudar a aquecer a massa e a ativar o fermento e o glúten da farinha de trigo. A massa está no ponto quando deixar de pegar às mãos.
PASSO 2. Leve a levedar durante um mínimo de 12 horas e no máximo 24, em recipiente tapado e resguardado de correntes de ar.
PASSO 3.  Enfarinhe uma bancada e amasse novamente a massa, esticando, enrolando e rodando em forma de envelope. Faça estes movimentos várias vezes e termine a massa em forma de bola.
PASSO 4. Dê a forma que pretender ao pão e enfarinhe generosamente o cimo. Com uma tesoura, faca afiada ou com uma lâmina para massas, golpeie o pão fazendo os símbolos que entender. Neste optei por desenhar folhinhas.
PASSO 5. De seguida, coloque papel vegetal no interior de um tacho, de preferência de ferro fundido, pois expande melhor o calor, que possa ir ao forno, e coloque o pão no fundo do tacho, tapando o tacho de seguida. Deixe que a massa repouse  1 a 2 horas, para voltar a ativar o glúten e aumentar de volume.
PASSO 6. Pré-aqueça o forno a 220ºC.
PASSO 7. Mantendo sempre o tacho tapado, leve o pão a cozer ao forno, durante 40 minutos. Retire a tampa do tacho e deixe que o pão ganhe a cor que desejar durante 20 minutos.
O pão feito desta forma fica com uma côdea crocante.

 

One Reply to “Pão de farinha de abóbora”

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: