Cá em casa gostamos de diversificar a nossa alimentação. Se somos fanáticos por peixe e mariscos, também somos fãs de todos os tipos de carne e de legumes. Pensamos que no variar é que está o ganho, sempre com a tónica nos produtos de cada estação. Foi o caso destes enxaréus, com captura frequente nos mares açorianos no período de verão.
Acompanhámos com batata-doce cozida. Que bem que nos soube!
&
At home, we like to diversify our food. If we are fans of fish and shellfish, we are also crazy for all kinds of meat and vegetables. We think that in variation is the gain, always with the emphasis on the products of each season. This was the case of these brambles, with frequent capture in the Azorean seas in the summer period.
The side dish was boiled sweet potato. What a delicacy!
Ingredientes
- 2 enxaréus
- alecrim
- 6 dentes de alho (espremidos)
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 50 ml de azeite
- alho em pó
- parika defumada
- 2 folhas de louro
- sal
- moinho de pimentas várias
Preparação
Limpe o peixe de escamas e vísceras. Raspe, de imediato, com uma escova suave a zona da barriga, a fim de manter todo o sabor. Passe por água e seque-o em papel de cozinha.
Em cima de uma tábua de corte, disfira dois golpes no lombo do peixe, de ambos os lados. Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha o peixe.
Tempere-o com sal, alecrim, louro, moinho de pimentas, alho em pó, paprika defumada e regue-o com o azeite.
Coloque, numa tigela, as colheres de manteiga e os alhos espremidos e leve a ferver, no microondas, ou num tachinho, sem que este molho verta ou queime.
Regue o peixe com o molho de manteiga e alho e leve-o a assar, durante 30 minutos, em forno pré-aquecido, a 180ºC, com ambas as resistências ligadas.
ENXARÉU (PSEUDOCARANX DENTEX)
Enxaréu é um peixe da família dos carangídeos que ocorre entre os 0m e os 70m (dependendo dos autores). É um predador eficaz, podendo caçar em grupo ou isoladamente, o que condiciona a sua captura.
À semelhança do Lírio, a sua carne é muito apreciada na gastronomia local, principalmente de verão, quando as capturas são mais frequentes. Uma fantástica textura e sabor característico, leva a que seja cozinhado no carvão, em assados ou caldeiradas.