O que é que na cozinha dá mais gozo às crianças?
Meter a mão na massa.
Foi o que fizemos no fim-de-semana quando reparámos que a caixa das bolachas já se encontrava vazia há algum tempo.

Ingredientes (para cerca de 40 bolachinhas)
500 gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento para bolos
150 gr de manteiga
150 gr de açúcar
1 ovo
125 gr de côco
uma colher de chá de essência de baunilha
açúcar para polvilhar
Modo de Confeccionar
Misturam-se os ingredientes todos. Costumo amolecer a manteiga no microondas antes de misturá-la. Coloco tudo dentro do copo da Bimby e seleciono a função espiga durante dois minutos.
Depois é só retirar bocadinhos de massa e moldá-los como se quiser.
Eu e as crianças usámos formas variadas de bolachas, mas houve também o recurso aos intrumentos de moldar a plasticina. Uma folia.

Quando os tabuleiros entraram para o forno olhei em redor e percebi, a avaliar pelos restos de massa no chão, pelo açúcar espalhado na bancada e pelas cento e uma forminhas para lavar, que esta atividade de fazer bolachinhas com as crianças me daria trabalho a dobrar. Mas valeu a pena todo o processo.
Quando as bolachinhas sairam do forno, fizeram a alegria das crianças que, com o olhar fixo nelas, esperavam que arrefecessem à velocidade da luz.
Tinha finalmente chegado a hora do lanche.
– Eu quero uma borboleta!
– E eu uma estrela!


Que bolachas maravilhosas!
GostarGostar
Também quero uma!!! Eu que sou doida por bolachas ando esquecida delas 😉 Qualquer dia acendo o forno e faço logo uma catrefada delas para matar o vício,lol. Ficaram lindas as tuas bolachas.
Beijinhos
GostarGostar
O Manel também adora participar na confeção das bolachas. Aliás, é coisa que nem costumava fazer antes de o ter. Mas sabe muito bem uma tarde ou serão na cozinha, com as mãos na massa. O pior é a limpeza, realmente. Mas vale a pena. As vossas ficaram bem bonitas.
Beijinhos
P.S.: Gostei do novo look do blogue 🙂
GostarGostar
Adoro bolachinhas caseiras, mas nunca me atrevi a fazê-las. Pode ser que seja desta.
Um beijinho para ti e para as tuas crianças 🙂
Maria
GostarGostar
hmmm, ainda agora comentei nas bolachinhas da Vera a dizer que me iam saber pela vida com um copo de leite frio. Dão alento para recuperar da mini-cirurgia e da escrita da tese (é, trabalhos a dobrar!!!).
Gostei da nova decoração, entrar em Junho com um ar mais fresco é sempre uma boa opção 🙂
GostarGostar
Sim. As crianças sentem um enorme prazer em ajudar na cozinha, principalmente se for algo doce em que possam lamber o que fica na taça, no tacho ou qualquer recipiente.
Bolachas é algo delicioso,que elas tanto adoram.
E acaba por ser um lanche bem divertido com a escolha das figuras mais desejadas.
Mas confesso que nunca faço. Prefiro comprar em determinados locais pois sei que estão sempre boas. Tenho um trauma com bolachas, bolachinhas e bolinhos pequenos pois das poucas vezes que fiz nunca sairam a meu gosto.
Talvez seja falta de prática.
GostarGostar