Experimenta, é bio! ilha Santa Maria

Scroll down to content

Depois de reuniões, preparativos e testagem das receitas apresentadas, que enalteceram vários produtos representativos da identidade gastronómica da ilha de Santa Maria, como o borrego, a alheira, a meloa, os biscoitos de orelha, as cavacas, os legumes (a curgete, as alfaces, os pimentos, as cenouras) e a fruta da época (tomate e maçã), marcaram também presença no cardápio do Showcooking “Experimenta, é bio” as novas produções biológicas, como os figos-da-Índia e os cogumelos.

O evento culinário, o terceiro de uma série de nove, decorreu no passado sábado e encontra-se integrado no 1º Foram de Agropecuária biológica dos Açores, Forumbioazores. A dinâmica de culinária caracterizou-se por ser um palco de partilha de combinações inovadoras de ingredientes, que resultaram em sabores e texturas criativas, mas que respeitaram a integridade, qualidade e sustentabilidade de cada produto, dignificando, assim, o produtor, o produto e promovendo a saúde, através de uma alimentação livre de químicos. Na mesa da degustação marcaram também presença o Bolo de Colombo, o pão de cerveja e a compota de meloa.

Em meu nome e dos meus colegas de fogão e forno, gostaria de agradecer todo o apoio por parte da organização e dos produtores biológicos nas diferentes ilhas, que nos têm recebido com tanto entusiasmo, bem como à Margarida Pereira pela seleção do espaço Incuba + Santa Maria, local onde se respira empreendedorismo e inovação.

Nunca é demais salientar que os Showcookings “Experimenta, é bio” são uma iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, com o apoio incondicional da Trybio, da Bio Azorica e de produtores biológicos locais.

Menu Showcooking “Experimenta, é bio”

🌿Gaspacho

🌿Sopa Fria de Meloa de Santa Maria com Maçã e Malagueta

🌿Taças de Mousse de Alheira de Santa Maria com Maçã Caramelizada

🌿Borrego com Compota de Meloa

🌿Salada de Bulgur com Curgete, Alho-francês e cenoura

🌿Cogumelos Salteados com Quinoa, Bacon, Presunto e Tomilho

🌿Salada de Folhas Bio com Abacate e Manga

🌿Mousse de Meloa e Figo da India

🌿Gelado de Meloa e Figo da India com Nozes e Caramelo Salgado com Crumble de Biscoitos de Orelha e Fósseis.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.