Tangerine Marmelade…um aproveitamento das cascas das tangerinas

Scroll down to content

Esta é a época das tangerinas e das laranjas, frutas tão aromáticas e saborosas. Uso-as em sumos, marinadas de peixe e carne, em rebuçados, e até em sopa e em risotto. Já experimentaram creme de cenoura com sumo de laranja e risotto de tangerina?

Motivada pelas amigas Melga Melguinha e Marta Dionísio, esta última a nossa Intrusa na Cozinha, que dinamiza um passatempo mensal dedicado a tópicos diversificados, onde destaca a laranja e convida à reprodução de receitas com este fruto, resolvi, com o que de mais há agora por cá, as tangerinas, implementar a receita de Orange Marmelade, mas na versão tangerina.

Nesta receita, o único aspeto mais trabalhoso prende-se com a separação da camada branca das cascas, para que se utilize apenas a parte alaranjada, evitando assim que a compota fique amarga. Use uma faquinha bem afiada e comece do interior para o exterior da laranja. Desta forma vai retirando a camada branca e visualizando a camada laranja. Pode utilizar um descascador, mas nunca terá a mesma precisão e você terá sempre de eliminar restos de camada branca.

Ingredientes

  • 2 chávenas de tiras de cascas de tangerina já sem a camada branca do interior da casca
  • o interior de 10 tangerinas sem as sementes e a película que separa os gomos.
  • 3 chávenas de açúcar
  • 1 cálice de Cointreau
  • água para a cozedura das cascas (a quantidade suficiente para cobrir as cascas após colocadas no tacho)
  • 12 g de pectina (usei da marca Conti, + ou – metade da embalagem de 25g)

Preparação

  1. Descasque as tangerinas. Lave as cascas e comece por separar a camada branca das cascas de tangerina da parte alaranjada. Use uma faquinha bem afiada e comece do interior para o exterior da laranja. Numa tábua de corte, faça tiras fininhas até obter as duas chávenas.
  2. Coloque as cascas num tachinho e cubra-as de água. Deixe cozer as cascas até a água quase evaporar. Coe a água que sobrar desta cozedura, pois vai utilizá-la na receita.
  3. Entretanto, enquanto as cascas cozem, retire as sementes e a película que separa os gomos e corte aos pedacinhos. Aproveite o sumo que vai saindo, pois vai ser incluído na receita.
  4. Adicione o açúcar, o sumo, o cálice de Cointreau e a água coada às cascas, e deixe levantar fervura, mexendo sempre. Reduza o lume para médio e junte a pectina. Vá mexendo com alguma frequência, vigiando sempre até obter ponto de estrada (quando ao passar a colher de pau no fundo do tacho vir o fundo do mesmo). Este processo não demora mais de meia hora, pois a pectina, um gelidificante natural, extraído da maçã, ajuda a obter-se a consistência adequada.
  5. Esterilize os frascos (e as tampas) eencha-os com a compota ainda quente. Feche-os e vire-os ao contrário para iniciar o processo de vácuo.

Delicie-se com a marmelada de tangerina, acompanhando-a com tostas ou pão.

 

5 Replies to “Tangerine Marmelade…um aproveitamento das cascas das tangerinas”

  1. Costumo fazer Geleia de cascas de Laranja mas de tangerina nunca fiz e é tão aromática. Levo a receita para me deliciar logo que arranje as tangerinas. Obrigada pela partilha. Beijinhos da Bombom

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.