A tarte do fim de semana…

Scroll down to content

Não existe nada tão reconfortante como o cheiro de uma tarte de maçã acabadinha de sair do forno.

Esta tarte ganhou ainda outra dimensão porque foi servida nesta peça Bordalo Pinheiro tão encantadora, uma gentil oferta de amigos por altura do meu aniversário.

tarte de maçã_foodwithameaning

Ingredientes 

275 g de farinha de trigo

150g de manteiga sem sal

225 g de açúcar

2 gemas

noz-moscada

água q.b.

6 a 8 maçãs

4 colheres de sopa de compota de maçã

2 colheres de chá de manteiga com sal (opcional)

canela

raspa e sumo de 1 limão

Preparação

Misture a farinha de trigo com a manteiga e 150 g de açúcar até ficar uma massa uniforme. Junte uma das gemas, a noz-moscada e água suficiente para formar uma massa fofa. Deixe repousar durante 20 minutos.

Estenda metade da massa sobre uma superfície enfarinhada, de modo a formar um círculo. Coloque-a sobre uma forma de tarte untada com manteiga.

Descasque as maçãs, retire o caroço e com uma mandolina corte as maças em gomos finos. Aromatize com a raspa e o sumo de limão. Polvilhe com canela e com o restante açúcar (65 g). Envolva e disponha este preparado na tarteira em cima da massa.  Distribua as colheres de compota de maçã por cima das maçãs e umas nozes de manteiga. Estenda a outra metade da massa e cubra a tarte pressionando os extremos para que fiquem unidos. Com os restos da massa decore a tarte a gosto. Pincele a tarte com a outra gema de ovo e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 50 minutos.

tarte de maçã_foodwithameaning

tarte de maçã_foodwithameaningUma Boa Semana!

5 Replies to “A tarte do fim de semana…”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.