A craca é uma formação calcária incrustada na rocha dos litorais marinhos. Existe em todas as ilhas do arquipélago dos Açores. É apanhada em mergulho de apneia, entre os três e os dez metros de profundidade, com recurso a pequenos machados metálicos, para separar a formação calcária do crustáceo da rocha de residência, onde vivem em formações do tipo colónia ou isoladamente. No âmbito da gastronomia, caracteriza-se por ser um petisco que é servido na carta de mariscos de muitos restaurantes. A sua confeção é simples e o segredo está em cozinhá-la com água do mar.

Cracas dos Açores

Cracas dos Açores

Ingredientes

Cracas, alho, pimenta malagueta, salsa e água do mar.

Preparação

Devem ser cozidas em água do mar para que mantenham o verdadeiro sabor.

Numa panela, cobrem-se as cracas de água, junta-se alho, salsa e pimenta malagueta q.b.; ferve 15 minutos. Retira-se para uma travessa e deixa-se arrefecer.

Na degustação, após remover o crustáceo do interior do habitat, o que se faz utilizando um pequeno gancho, tipo espeto, aconselha-se beber a água do interior do nicho onde se encontrava o crustáceo.

Uma delícia!

Cracas dos Açores

As cracas não são vendidas aos peso mas aos bicos. Por isso, convém escolher os crustáceos maiores. O preço difere se as comprarmos cruas ou cozidas, mas caracteriza-se por ser acessível.

Com esta receita, um petisco tipicamente açoriano, participo no passatempo do blogue Cozinha100segredos.

Bom apetite!

2 Replies to “Um petisco açoriano…”

  1. Ora aí está uma coisa que nunca provei, acreditas?! Gosto de lapas, gosto de amêijoas, por isso acho que também ia gostar de cracas! Acho que a tua participação no Desafio é o mote perfeito para eu experimentar! Obrigada por teres participado e por teres trazido um petisco tão Açoriano! Beijinhos

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.