Em época de nêsperas…

Scroll down to content

Foi por mero acaso que encontrei este poema, em formato de declamação por Mário Viegas, enquanto viajava pelo You Tube. É um poema simples, mas repleto de substância no conteúdo, tal como este doce de nêspera que vos trago hoje. Conjuguei o poema às nêsperas, que se encontravam deitadas e muito caladas na minha fruteira.

 

RIFÃO QUOTIDIANO

“Uma nêspera

estava na cama

deitada

muito calada

a ver o que acontecia

 

chegou a Velha

e disse

olha uma nêspera!

e zás, comeu-a

 

é o que acontece

às nêsperas

que ficam deitadas

caladas

a esperar o que acontece.”

 

in “Novos Contos do Gin” de Mário-Henrique Leiria

doce de nêspera

Estamos no tempo das nêsperas e este frasco de doce resultou da segunda ronda de compotas feitas com este fruto. Nunca faço muita quantidade. Por norma, o doce rende dois ou três frasquinhos, que se conservam no frigorífico e se consomem na mesma estação. Esta versão ficou pouco doce, porque as nêsperas eram ligeiramente mais ácidas e também porque intencionalmente não quis acrescentar muito açúcar.

No último workshop DeBorla, com a temática Finger Food, partilhei este doce conjugando-o com tostas melba e queijo de ovelha curado. Sem dúvida, uma ideia para a sua utilização  para além da convencional com pão.

doce de nêspera

doce de nêspera

Para esta receita, dei-me ao trabalho de retirar a pele às nêsperas todas, o que se caracterizou por um trabalho cansativo e desnecessário. Nem imaginam o que eu barafustei.
Passemos então à receita!

Ingredientes

1300 g de fruta descascada e descaroçada, cortada a meio
500 g de açúcar
1 pau de canela

Preparação
Misturar todos os ingredientes numa panela alta, para evitar salpicos, e deixar que o açúcar derreta e ferva conjuntamente com a fruta.
Em lume médio, e mexendo de vez enquanto, deixa-se o doce encorpar e apurar.
Estará pronto, quando colocado numa colher, e já frio, escorrer ligeiramente.

doce de nêspera

6 Replies to “Em época de nêsperas…”

  1. neste momento estou a fazer o doce de nesperas tenho 1 nespereira no meu quintal com 51 anos e sempre deu excelentes frutos e hoje é a 1ª x que confeciono desta forma ,depois comento o resultado.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.