Há qualquer coisa de imprevisível na confeção das tortas. Começar a preparação de uma torta e concluí-la com êxito depende de muitos fatores: do tempo que se leva a bater os ovos com o açúcar, do tempo de cozedura, que tem de ser vigiado para que a torta não seque demasiado e da habilidade ao enrolá-la, para evitar que quebre. Por isso, fazer uma torta requer mais engenho do que o necessário para preparar um simples bolo. Talvez são estas as razões que concorrem para que as tortas nem sempre acertem. Fiz esta de limão e côco pela primeira vez. Segui uma receita de torta que constava do livro básico da Bimby. Adicionei a raspa de limão à massa, contrariamente ao que constava na receita, recheei-a com lemon curd e polvilhei-a com côco ralado. Garanto-vos que esta torta é uma delícia. Acompanhem-na com um café quentinho e desfrutem do momento. torta de limão e côco

Ingredientes para a torta

3 ovos

100 g de açúcar

125 g de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

1 pitada de sal

raspa de um limão (não consta da receita original)

côco para envolver a torta

Preparação na Bimby

Pré aqueça o forno a 180ºC. Coloque a “borboleta”, os ovos, o açúcar e programe 2 minutos/37ºC/Vel. 3. Programe mais 2 minutos, para que fique um creme fofo. Incorpore a farinha, o fermento, o sal e programe 15 Segundos (marquei 30)/vel.3. Deite a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Unte o papel vegetal e certifique-se que a massa ficou bem espalhada. Coloque no forno cerca de 10 minutos. Desenforme quente sobre um pano polvilhado com açúcar e recheie a gosto   receita adaptada do livro básico da Bimby, página 151.

Preparação Tradicional

Pré aqueça o forno a 180ºC. Coloque o açúcar e os ovos numa taça e bata com a batedeira durante 4 minutos até que fique um creme fofo. Junte a farinha, o fermento e o sal e bata mais meio minuto. Deite a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Unte o papel vegetal e certifique-se que a massa ficou bem espalhada. Coloque no forno cerca de 10 minutos. Desenforme quente sobre um pano polvilhado com açúcar. Dica: Enrolo a torta com recurso ao papel vegetal da cozedura desta. Deixo-a arrefecer enrolada e depois de fria desenrolo-a, recheio-a e volto a enrolá-la.

Ingredientes para o Lemon curd (recheio e cobertura)

160 g de açúcar

2 limões (raspa e sumo)

60 g de manteiga

2 ovos

Preparação na Bimby

Coloque no copo o açúcar e pulverize 20 Seg/Vel.9. Junte as cascas de limão sem a parte branca e rale 15 seg/vel.9. Adicione a manteiga, o sumo dos limões e programe 1 Minuto/Vel.2 Junte os ovos e misture 10 Seg/Vel 4 De seguida, programe 7 minutos/80ºC/Vel 2. Retire e deixe arrefecer antes de rechear a torta. Com o restante lemon curd barre toda a torta e polvilhe de imediato com côco.

Dicas. Poderão deixar ainda um pouco de curd para a decoração da torta, já em cima do côco. Por vezes, coloco uma risca de curd em todo o comprimento da torta ou faço riscas diagonais.

receita do livro básico da Bimby, página 140

 

Com esta receita, participo na Edição de Março de Dia Um…Na Cozinha, subordinada ao tema: tortas doces.

torta de limão e côco

8 Replies to “Torta de Limão e Côco”

  1. Ficou linda Patrícia!
    Adoro esses sabores, coco e limão. Combinam tão bem.
    Ficou perfeita, enroladinha, direitinha, fofa e com esse curd delicioso.
    Essa dica é boa, é. Ajuda imenso. Comia já uma fatia.
    Um beijinho.

    Gostar

  2. Linda e sedutora é o que se pode dizer da tua torta Patricia! Adoro a cor e os sabores que conjugados devem ser deliciosos. Quase consigo imaginar a frescura em cada garfada dessa deliciosa torta.
    Como te percebo quando falas de todos os cuidados na confeção de uma torta, basta um pequeno deslize, um descuido para que a torta nunca o chegue a ser. Eu bem que tentei, mas estava num dia não. Fiz segunda tentativa e decidi parar, pois tive consciência que não adiantava insistir. Há dias assim.
    Mas depois existem aquelas pessoas, como tu, que têm a delicadeza e a habilidade perfeitas para fazer uma torta brilhar. Está perfeita! 😉
    Um beijinho.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.